30 de junho de 2022

UPA de Paço do Lumiar celebra dois anos de funcionamento com mais de 200 mil atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar completou, em 23 de junho, dois anos de funcionamento, contabilizando mais de 200 mil atendimentos. Para marcar a data, foi inaugurada uma sala de medicação pediátrica na unidade, para atender melhor os pequenos pacientes. A sala de medicação adulta também passou por reforma.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, ressaltou que a UPA de Paço do Lumiar era um sonho antigo da população. “Esse é o nosso principal objetivo: levar saúde de qualidade a quem mais precisa. A UPA era um pedido, um sonho da comunidade e, há dois anos, é uma realidade, fruto da parceria entre o Governo do Estado e o município”, ressaltou o presidente da EMSERH.

A UPA realiza entre seis e oito mil atendimentos por mês; nesses dois anos, já foram mais de 200 mil, entre pacientes adultos e pediátricos. A dona de casa Raimunda Santos conta que o filho Nicolas, de 6 anos, foi um dos primeiros pacientes a usar a sala de mediação pediátrica. “Eu gostei muito do atendimento daqui. Todos são muito atenciosos e tenho certeza de que meu filho vai ficar bom logo”, afirmou.

“Nosso propósito é oferecer sempre o melhor atendimento aos usuários deste importante equipamento de saúde. Para nós, é muito gratificante poder ver que a população de Paço do Lumiar hoje tem uma referência, tem um local onde pode ir procurar atendimento de qualidade”, destacou Dirlene Diniz, diretora geral da UPA de Paço do Lumiar.

“Esses dois anos de funcionamento da UPA representam uma progressão dessa assistência do Governo do Estado, por meio da EMSERH, em parceria com o município. Ampliamos os atendimentos médicos e assistenciais à população”, afirmou o diretor clínico Almir Guimarães.

A UPA de Paço do Lumiar é de porte III, com capacidade de atendimento diário de 350 pacientes. A unidade, que fica localizada na Avenida 08, s/n, no bairro do Maiobão, oferece atendimentos clínicos e ambulatoriais, além de exames de raio-X e conta, ainda, com 27 leitos entre clínicos, estabilização e observação infantil.

Daucyana Castro