Diretoria Executiva

Marcello Duailibe

Presidente


Economista, formado pela Universidade Federal do maranhão (UFMA), é mestre em Administração Pública – FGV/RJ; especialista em Finanças pela FGV – MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Possui ainda especialização na Ohio University (Ohio, EUA) e na Warwick University (England). Atualmente exerce a função de vice-presidente do Conselho Regional de Economia – CORECON/MA. Já atuou como subsecretário de Estado do Planejamento e Orçamento, como superintendente de Assuntos Fiscais e como secretário adjunto do Tesouro, Contabilidade e Dívida do Estado do Maranhão na Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão (SEPLAN). Sua experiência inclui ainda a função de coordenador, pelo Estado do Maranhão, de Due Diligence anual com as agências de risco Moody´s e Fitch Ratings, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Atuou como Gestor do Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal – PAF. Foi representante do Estado do Maranhão no Grupo de Gestores das Finanças Estaduais – GEFIN. Atual representante do Conselho Administrativo do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Confepa/MA). Foi conselheiro do Conselho de Administração da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares – EMSERH e atual Conselheiro do Conselho de Gestão Estratégica do Governo do Maranhão. Colunista do Jornal O Imparcial.


Wanderson Rafael Mendonça Batista

Diretor financeiro

Administrador, especialista em Gestão de TI, Estatística e Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Atuou como o gestor na substituição do sistema de planejamento, orçamento, finanças e contabilidade utilizado pelo Estado do Maranhão. Anteriormente, foi um dos responsáveis pela viabilização de investimentos do Estado do Maranhão com recursos provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de participar da equipe que realizou a operacionalização do refinanciamento das dívidas do Estado junto ao Bank of America.


Jorge Carlos Araújo de Araújo

Diretor de Recursos Humanos

Psicólogo, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com ampla experiência na área de Recursos Humanos nos setores público e privado. Foi representante do Governo do Estado do Maranhão no Conselho da Cidade de São Luís (2018/2019), participando da elaboração do novo Plano Diretor da capital. De 2019 a 2022, foi secretário Adjunto de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores – SEGEP. É também o representante estadual no Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD) no Grupo Técnico de “Gestão Estratégica de Pessoas”.


Paulo Eduardo Pacheco Cardoso Ronchi

Diretor de Planejamento e Governança

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2010), possui MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC (2012) e Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2017). Tem vasta experiência em gestão pública, com ênfase em gestão de projetos, liderança e gestão orçamentária e financeira. Atuou como superintendente de Assuntos Fiscais, como secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento, gestor de Programas Especiais e como subsecretário na Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (2011 a 2015). Atuou como assessor do pró-reitor de Planejamento e diretor de Orçamento e Finanças na Universidade Estadual do Maranhão (2015 a 2022).


Ricardo Martins Castro

Diretor Clínico

Médico formado pela Universidade Estadual do Maranhão (2015). Fez residência em Cirurgia Geral pelo Hospital Dr. Carlos Macieira (São Luís/MA). Atuou como médico plantonista da UTI do Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão 2); médico plantonista da área vermelha da UPA do Vinhais e da UPA do Parque Vitória. Antes de assumir a diretoria clínica da EMSERH, era diretor clínico do Hospital Aquiles Lisboa.


Letícia Helena do Vale Façanha

Diretora Administrativa

Bacharel em Direito pelo Centro Unificado do Maranhão (UNICEUMA), é pós-graduada em Direito Processual Civil, pela Universidade Anhanguera, e mestre em Cultura e Sociedade, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi gerente de Compras e Contratos da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) (2020/2022). Antes, atuou como pregoeira, presidente da Comissão Setorial de Licitação e assessora jurídica do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ/MA); tutora da Disciplina Ética Jurídica e Profissional no Instituto Florence de Ensino Superior. Na Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, exerceu as funções de assessora de gabinete, assessora da Ouvidoria Geral do Ministério Público do Maranhão e assessora do Centro de Apoio Operacional (CAOP/Proad) do MP/MA.


Jessyca Xavier

Diretora de Engenharia e Manutenção