Competências


Gerência/Coordenação: Presidência
Unidade Sede/EMSERH
Superior Imediato: Não se Aplica
Elaboração do Documento: 10/06/2016
ATRIBUIÇÕES DO CARGO / RESPONSABILIDADES:
  • Representar a EMSERH, em juízo ou fora dele, podendo delegar essa atribuição, em casos específicos, e, em nome da entidade, constituir mandatários ou procuradores;
  • Convocar e presidir as reuniões da Diretoria;
  • Coordenar o trabalho das unidades da EMSERH, podendo delegar competência executiva e decisória e distribuir, entre os Diretores, a coordenação dos serviços da empresa;
  • Editar normas necessárias ao funcionamento dos órgãos e serviços da EMSERH, bem como aprovar a regulamentação do quadro de pessoal de cada Diretoria;
  • Editar normas de acordo com a organização interna e a respectiva distribuição de competências estabelecidas pela Diretoria;
  • Admitir, promover, punir, dispensar e praticar os demais atos compreendidos na administração de pessoal, de acordo com as normas e critérios previstos em lei e aprovados pela Diretoria, podendo delegar esta atribuição no todo ou em parte;
  • Designar substitutos para os membros da Diretoria, em seus impedimentos temporários, que não possam ser atendidos mediante redistribuição de tarefas, e, no caso de vaga, até o seu preenchimento;
  • Submeter, por critério de relevância, matérias da Diretoria Executiva ao Conselho de Administração e apresentar, trimestralmente, ao Conselho de Administração, relatório das atividades da EMSERH;
  • Submeter a nomeação, designação, exoneração ou dispensa do Auditor Geral, titular da Unidade de Auditoria Interna, à aprovação do Conselho de Administração, e, após, à aprovação da Controladoria-Geral do Estado;
  • Aprovar o Código de Ética da EMSERH;
  • Emitir portarias e resoluções necessárias ao cumprimento das metas da EMSERH e autorizar a divulgação das decisões da empresa, quando for o caso;
  • Constituir comissões especiais temporárias, integradas por conselheiros ou especialistas, para realizarem estudos de interesse da EMSERH;
  • Operacionalizar a criação de subsidiárias, escritórios, representações, dependências e filiais em outros municípios do Estado do Maranhão para o desenvolvimento de atividades inerentes ao seu objeto social, bem como extingui-las, nos termos da legislação vigente;
  • Instituir instrumentos internos de controle administrativo de desempenho, aplicação dos recursos públicos e da guarda dos bens públicos;
  • Assinar conjuntamente com um diretor os contratos que a EMSERH celebrar ou em que vier a intervir e os atos que envolvam obrigações ou responsabilidades por parte da Empresa;
  • Assinar os títulos ou documentos emitidos em decorrência de obrigações contratuais, bem como, os cheques e outras obrigações de pagamento ou delegar essa atribuição;
  • Demais atividades correlatas.
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS NECESSÁRIAS
1 Habilidade Gerencial e Gestão de equipes 2 Organização e disciplina
3 Capacidade de Análise 4 Comunicação clara e objetiva: verbal e escrita
5 Bom relacionamento interpessoal 6 Foco no Resultado
FORMAÇÃO ACADÊMICA E TÉCNICA
  • Ensino Superior Completo em qualquer área.
  • Desejável Pós Graduação em Administração ou áreas afins
HABILIDADES TÉCNICAS NECESSÁRIAS (CONHECIMENTO ESPECÍFICO)
1 Conhecimento básico sobre todos os departamentos e o funcionamento da empresa em geral 2 Noções básicas de legislação, direito e contabilidade pública
3 Habilidades em Office Básico e redação jurídica
ÁREAS DA EMPRESA DE RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DO SEU CARGO:
1 Diretoria Clínica e suas respectivas gerências. 2 Diretoria Financeira e suas respectivas gerências.
3 Diretoria Administrativa e suas respectivas gerências. 4 Diretoria de RH e suas respectivas gerências. 
5 Auditoria, Jurídico, CSL e Engenharia 6 Unidades de Saúde
TEMPO DE EXPERIÊNCIA MÍNIMO DESEJÁVEL
  • 03 anos.
Gerência/Coordenação: Diretoria Administrativa
Unidade Sede/EMSERH
Superior Imediato: Presidente
Elaboração do Documento: 10/06/2016
ATRIBUIÇÕES DO CARGO / RESPONSABILIDADES:
  • Planejar, coordenar e implementar os processos envolvidos no provimento de adequadas condições de infraestrutura física e de equipamentos, bem como de suprimento dos insumos necessários ao funcionamento da EMSERH e das unidades hospitalares por ela administrados;
  • Propor e implementar política de gestão de infraestrutura física, tecnologias duras e insumos para os hospitais e instituições congêneres, orientada na ampliação e qualificação do seu parque tecnológico, incorporação e uso racional de insumos e novas tecnologias;
  • Articular, junto às demais Diretorias da EMSERH de forma a otimizar os processos de definição e aquisição de insumos e novas tecnologias;
  • Articular junto ao Fundo Nacional de Saúde (FES), Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Inmetro e outros afins, de forma a otimizar os processos de definição e aquisição de insumos e novas tecnologias;
  • Submeter ao Conselho de Administração da EMSERH as propostas de implementação de infraestrutura e aquisição de insumos e novas tecnologias;
  • Coordenar o processo de articulação para o planejamento, a logística e a manutenção de tecnologias e insumos junto aos hospitais e instituições congêneres;
  • Estabelecer normas técnicas e delegar poderes, no âmbito de suas competências;
  • Contribuir com o processo de monitoramento e avaliação da EMSERH;
  • Instituir instrumentos internos de controle administrativo de desempenho, de aplicação dos recursos públicos e da guarda dos bens públicos, na sua área de atuação, nos termos do art. 17, do Decreto nº 3.591, de 6 de setembro de 2000;
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS NECESSÁRIAS
1 Habilidade Gerencial e Gestão de equipes 2 Organização e disciplina
3 Capacidade de Análise 4 Comunicação clara e objetiva: verbal e escrita
5 Bom relacionamento interpessoal 6 Foco no Resultado
FORMAÇÃO ACADÊMICA E TÉCNICA
  • Ensino Superior Completo em qualquer área.
  • Desejável Pós Graduação em Administração ou áreas afins
HABILIDADES TÉCNICAS NECESSÁRIAS (CONHECIMENTO ESPECÍFICO)
1 Conhecimentos administrativos gerais 2 Noções básicas de legislação, direito e contabilidade pública
3 Habilidades em Office Básico
ÁREAS DA EMPRESA DE RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DO SEU CARGO:
1 Diretoria Clínica e suas respectivas gerências. 2 Diretoria Financeira e suas respectivas gerências.
3 Diretoria Administrativa e suas respectivas gerências. 4 Diretoria de RH e suas respectivas gerências. 
5 Auditoria, Jurídico, CSL e Engenharia 6 Unidades de Saúde
TEMPO DE EXPERIÊNCIA MÍNIMO DESEJÁVEL
  • 02 anos.
Gerência/Coordenação: Diretoria Financeira
Unidade Sede/EMSERH
Superior Imediato: Presidente
Elaboração do Documento: 10/06/2016
ATRIBUIÇÕES DO CARGO / RESPONSABILIDADES:
  • Planejar, coordenar, gerenciar e implementar as políticas de gestão administrativa, orçamentária, financeira e contábil no âmbito da EMSERH e das unidades hospitalares por ela administrados;
  • Planejar e articular as diretrizes administrativas entre a EMSERH, hospitais e instituições congêneres, garantindo as condições de cumprimento de sua missão institucional;
  • Definir as políticas de gestão administrativa, orçamentária, financeira e contábil no âmbito da EMSERH e das unidades hospitalares por ela administrados;
  • Planejar, junto às demais Diretorias, monitorar a execução e acompanhar o desempenho do orçamento da Empresa, subsidiando o Presidente, o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal com as informações necessárias para a tomada de decisões;
  • Elaborar o orçamento da Empresa de acordo com o planejamento plurianual pré-estabelecido;
  • Realizar o gerenciamento financeiro, cuidando para a saúde financeira da EMSERH;
  • Realizar o registro e gerenciamento contábil da Empresa, de forma a possibilitar a transparência dos resultados institucionais;
  • Acompanhar os custos hospitalares de cada unidade produtiva da EMSERH, cuidando para a maior eficiência do uso dos recursos financeiros;
  • Estabelecer metodologias, fluxos e diretrizes de gerenciamento de compras e aquisições de bens e contratação de serviços necessários para subsidiar o funcionamento da EMSERH e das unidades hospitalares por ela administrados;
  • Elaborar, gerenciar e estabelecer normatizações e metodologias de controle de contratos, serviços e recursos no âmbito da EMSERH e das unidades hospitalares por ela administrados, zelando pelo seu cumprimento integral;
  • Gerenciar o patrimônio da Empresa, inventariando e zelando pela manutenção de seus bens;
  • Implementar a política organizacional definida pelas instâncias competentes da EMSERH;
  • Instituir instrumentos internos de controle administrativo de desempenho, de aplicação dos recursos públicos e da guarda dos bens públicos, na sua área de atuação, nos termos do art. 17, do Decreto nº 3.591, de 6 de setembro de 2000.
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS NECESSÁRIAS
1 Habilidade Gerencial e Gestão de equipes 2 Organização e disciplina
3 Capacidade de Análise 4 Comunicação clara e objetiva: verbal e escrita
5 Bom relacionamento interpessoal 6 Foco no Resultado
FORMAÇÃO ACADÊMICA E TÉCNICA
  • Ensino Superior Completo em qualquer área.
  • Desejável Pós Graduação em Administração ou áreas afins
HABILIDADES TÉCNICAS NECESSÁRIAS (CONHECIMENTO ESPECÍFICO)
1 Conhecimento sólido na área financeira 2 Noções básicas de legislação
3 Habilidades em Office Básico
ÁREAS DA EMPRESA DE RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DO SEU CARGO:
1 Diretoria Clínica e suas respectivas gerências. 2 Diretoria Financeira e suas respectivas gerências.
3 Diretoria Administrativa e suas respectivas gerências. 4 Diretoria de RH e suas respectivas gerências. 
5 Auditoria, Jurídico, CSL e Engenharia 6 Unidades de Saúde
TEMPO DE EXPERIÊNCIA MÍNIMO DESEJÁVEL
  • 02 anos.
Gerência/Coordenação: Diretor Clínico
Unidade Sede/EMSERH
Superior Imediato: Presidente
Elaboração do Documento: 10/06/2016
ATRIBUIÇÕES DO CARGO / RESPONSABILIDADES:
  • Promover o alinhamento da EMSERH às políticas e diretrizes do Secretaria de Estado da Saúde;
  • Proceder a gestão dos contratos estabelecidos entre a EMSERH;
  • Promover a articulação com os gestores de saúde, no âmbito federal, estadual e municipal, de forma a desenvolver suas ações em consonância com as políticas públicas de saúde e contribuir com a consolidação e aprimoramento do Sistema Único de Saúde;
  • Proceder a gestão dos contratos estabelecidos entre os hospitais e instituições congêneres e a gestão do SUS e definir metas de desempenho de prestação de serviços de saúde à população;
  • Redefinir, em parceria com os gestores do SUS, hospitais e instituições congêneres, o modelo de atenção à saúde e o perfil assistencial das instituições, de acordo com as necessidades de saúde da população e em consonância com as políticas públicas de Saúde;
  • Instituir instrumentos internos de controle administrativo de desempenho, de aplicação dos recursos públicos e da guarda dos bens públicos, na sua área de atuação, nos termos do art. 17, do Decreto nº 3.591, de 6 de setembro de 2000.
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS NECESSÁRIAS
1 Habilidade Gerencial e Gestão de equipes 2 Organização e disciplina
3 Capacidade de Análise 4 Comunicação clara e objetiva: verbal e escrita
5 Bom relacionamento interpessoal 6 Foco no Resultado
FORMAÇÃO ACADÊMICA E TÉCNICA
  • Ensino Superior Completo em Medicina.
  • Desejável Pós Graduação na área da Saúde.
HABILIDADES TÉCNICAS NECESSÁRIAS (CONHECIMENTO ESPECÍFICO)
1 Conhecimento sólido na área da saúde e áreas afins 2 Noções sobre Sistema SUS
3 Noções básicas de legislação, direito e contabilidade pública 4 Habilidades em Office Básico
ÁREAS DA EMPRESA DE RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DO SEU CARGO:
1 Diretoria Clínica e suas respectivas gerências. 2 Diretoria Financeira e suas respectivas gerências.
3 Diretoria Administrativa e suas respectivas gerências. 4 Diretoria de RH e suas respectivas gerências. 
5 Auditoria, Jurídico, CSL e Engenharia 6 Unidades de Saúde
TEMPO DE EXPERIÊNCIA MÍNIMO DESEJÁVEL
  • 02 anos.
Gerência/Coordenação: Diretor de RH
Unidade Sede/EMSERH
Superior Imediato: Presidente
Elaboração do Documento: 10/06/2016
ATRIBUIÇÕES DO CARGO / RESPONSABILIDADES:
  • Contribuir junto às demais Diretorias na formulação e implementação da política de recursos humanos da EMSERH com ênfase na área de infraestrutura, logística e gestão de tecnologias;
  • Propor e gerir a Política de Gestão de Pessoas da EMSERH;
  • Planejar, administrar e desenvolver a força de trabalho própria (celetista) e cedida (estatutária) da sede, filiais ou quaisquer outras unidades descentralizadas da EMSERH que venham a ser criadas;
  • Contribuir com todas as instâncias de gestão da EMSERH no processo de planejamento e avaliação das ações e de desenvolvimento de atividades inerentes à gestão de pessoas;
  • Articular, com outras entidades públicas ou privadas, projetos e ações com vista à melhoria dos processos de gestão de pessoas;
  • Identificar e sistematizar os processos de trabalho relacionados à gestão de pessoas, no âmbito do funcionamento da sede, filiais ou quaisquer outras unidades da EMSERH que venham a ser criadas;
  • Elaborar estudos para dimensionar, em consonância com os processos de trabalho, as necessidades quantitativas e qualitativas de recursos humanos para a sede, filiais ou quaisquer outras unidades da EMSERH que venham a ser criadas;
  • Formular, propor e implementar política de contratação de recursos humanos para a sede, filiais ou quaisquer outras unidades da EMSERH que venham a ser criadas, por meio da elaboração de editais de concurso público, realização de processos seletivos e divulgação de seus resultados;
  • Elaborar, propor e monitorar a aplicação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários; do Plano Benefícios e do Plano de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas da EMSERH para a sede, filiais ou quaisquer outras unidades da EMSERH;
  • Formular, propor e implementar política de formação, capacitação e avaliação de recursos humanos para a sede, filiais ou quaisquer outras unidades da EMSERH, em consonância com o Planejamento Estratégico da Instituição;
  • Estabelecer processos e promover eventos e meios de integração entre a sede, filiais ou quaisquer outras unidades da EMSERH que venham a ser criadas;
  • Promover a integração, por meio de programas, tanto para os novos empregados como para os servidores dos demais regimes, lotados na sede, filiais ou quaisquer outras unidades da EMSERH que venham a ser criadas;
  • Estabelecer metodologia e monitorar a implantação do processo de avaliação de desempenho para os empregados da sede, filiais ou quaisquer outras unidades da EMSERH que venham a ser criadas;
  • Estabelecer metodologia e monitorar a implantação do processo de avaliação de estágio probatório para os empregados da sede, filiais ou quaisquer outras unidades da EMSERH que venham a ser criadas;
  • Divulgar as normas, os procedimentos e os documentos técnicos relacionados à política de recursos humanos da EMSERH;
  • Promover a disseminação de informações sobre direitos e deveres dos empregados da EMSERH;
  • Coordenar e monitorar a implementação das ações de Segurança e Medicina do Trabalho no âmbito da sede, filiais ou quaisquer outras unidades da EMSERH que venham a ser criadas;
  • Articular juntamente com representantes de órgãos de classe e sindicais, de forma a dar consecução às suas atribuições;
  • Negociar acordos coletivos de trabalho.
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS NECESSÁRIAS
1 Habilidade Gerencial e Gestão de equipes 2 Organização e disciplina
3 Capacidade de Análise 4 Comunicação clara e objetiva: verbal e escrita
5 Bom relacionamento interpessoal 6 Foco no Resultado
FORMAÇÃO ACADÊMICA E TÉCNICA
  • Ensino Superior Completo em qualquer área.
  • Desejável Pós Graduação em Gestão de Pessoas.
HABILIDADES TÉCNICAS NECESSÁRIAS (CONHECIMENTO ESPECÍFICO)
1 Conhecimento sólido em Gestão de Pessoas 2 Noções sobre Sistema SUS
3 Noções básicas de legislação, direito e contabilidade pública 4 Habilidades em Office Básico
ÁREAS DA EMPRESA DE RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DO SEU CARGO:
1 Diretoria Clínica e suas respectivas gerências. 2 Diretoria Financeira e suas respectivas gerências.
3 Diretoria Administrativa e suas respectivas gerências. 4 Diretoria de RH e suas respectivas gerências. 
5 Auditoria, Jurídico, CSL e Engenharia 6 Unidades de Saúde
TEMPO DE EXPERIÊNCIA MÍNIMO DESEJÁVEL
  • 02 anos.