10 de dezembro de 2021

UPA Araçagy completa 10 anos de funcionamento e celebra investimentos do Governo do Estado

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Araçagi completou 10 anos de funcionamento nesta quinta-feira (9). Referência para atendimentos clínicos e de urgência, o equipamento integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e contabiliza cerca de 8 mil serviços por mês. Ao longo dos últimos anos, o Governo do Estado investiu em melhorias para qualificar e ampliar o atendimento à população. 

“A UPA Araçagi é referência quando o assunto é resposta rápida às demandas de urgência. O fato de ela estar estrategicamente localizada nos limítrofes entre São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, mostra a sua importância, alcançando um número grande de pessoas nas mais variadas demandas médicas”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.  

Durante a pandemia, a unidade foi uma das referências para o enfrentamento da Covid-19 e, no ponto crítico da pandemia, chegou a receber, de forma exclusiva, os pacientes suspeitos da doença. O diretor administrativo, Adilson Maia, destacou a importância da unidade para a população.

“Sempre buscamos aperfeiçoar a nossa assistência. Na pandemia, isso se comprovou, pois buscamos realizar um acolhimento humanizado, como se fosse para os nossos familiares. Nossas equipes se dedicaram por inteiro, confirmando o nosso compromisso e propósito”, disse. 

O avanço da vacinação no estado permitiu a retomada de todos os atendimentos na unidade. Dessa forma, as vítimas de traumas, acidente vascular cerebral (AVC), crises hipertensivas, infarto agudo do miocárdio, afogamento, tentativas de suicídio, crises convulsivas, síndromes respiratórias adulto e pediátrico, picos febris e descontrole glicêmico passaram a receber o primeiro acolhimento no local antes de serem referenciadas para a unidade especializada.  

A mudança no cenário pandêmico também permitiu que melhorias fossem realizadas a fim de melhor atender os pacientes. A principal delas foi a ampliação e reestruturação da recepção, agora dividida em dois espaços: uma destinada à classificação (enfermagem) do paciente e a outra para o atendimento médico e espera de resultados de exames. 

Rosilda Sousa, de 43 anos, é moradora do município de Raposa e disse que faz questão de ir até a UPA Araçagi por causa do bom atendimento. “No postinho, muitas das vezes, só nos dão medicamento e depois alta, mas aqui não. Eu gosto de vir aqui porque desde a triagem nos dão atenção, depois fazem os exames e em seguida já saímos com o resultado”, contou.  

A paciente Helena Fernandes, de 34 anos, também aprova a assistência que recebe na unidade. “Eu dou preferência pelo atendimento daqui por causa do cuidado que os médicos têm. Tanto que já indiquei para algumas pessoas virem se consultar aqui por essa característica, a de em um só local a pessoa receber todo suporte que precisa”, comentou.  

A UPA Araçagi é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). A unidade funciona em regime de 24 horas e é referência nas especialidades de Pediatria, Ortopedia, Odontologia e Clínica Médica. Além disso, também oferece exames de Raio-X, Eletrocardiograma e laboratoriais.

FONTE: SES/MA

Eduardo Ericeira