21 de setembro de 2023

Unidades de saúde realizam atividades para reforçar segurança do paciente na rede estadual de saúde

Por Daucyana Castro e Eduardo Ericeira

No dia 17 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o tema da campanha global de 2023 é “Engajamento de pacientes pela segurança do paciente”. Unidades de saúde da capital realizaram, nesta semana, ações para marcar a data. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga, em São Luís, promoveu uma palestra para os profissionais de saúde. Eles tiveram acesso a informações relevantes a respeito do tema.

A palestrante Mayrlan Avelar, representante da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do Conselho Nacional de Secretários, destacou a importância da família na assistência. “A família está no centro do cuidado, também colocando que a última barreira para que aconteça um evento adverso é a família. Dessa forma, os profissionais precisam entender que a participação familiar pode delimitar a solução para alguma situação atípica, então devemos fortalecer esses laços”, ressaltou.

Palestrante na UPA ITAQUI BACANGA

Profissionais de diferentes áreas participaram do momento e agradeceram pela oportunidade. “É sempre importante a gente estar se reciclando, porque estamos em constante processo de mudança e precisamos estar preparados. Neste caso, é importante entendermos que quem está 24 horas com um paciente, a família e os profissionais de saúde precisam ter conexão e envolvimento para o melhor atendimento do paciente”, reforçou a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da UPA Itaqui-Bacanga, Gardênia Oliveira.

Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória a ação foi uma roda de conversa, reforçando que a segurança do paciente é uma responsabilidade de todos. É uma data de extrema importância que reforça nosso compromisso com uma assistência segura e de qualidade.

A segurança do paciente é uma responsabilidade compartilhada e juntos podemos criar um ambiente mais seguro e acolhedor para todos”, frisou a diretora administrativa da UPA do Parque Vitória, Ana Carolina Ferreira.

UPA PARQUE VITÓRIA

As atividades foram idealizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade. “Nós queremos reforçar o tema deste ano ‘Eleve a voz dos pacientes’, bem como a importância de uma equipe multiprofissional humanizada. Destacamos também as 7 metas internacionais de segurança do paciente e a importância da notificação de evento adverso para melhorar a qualidade nesse atendimento”, destacou a enfermeira do NSP, Márcia Andrea.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Araçagy, o tema foi abordado com os colaboradores em forma de palestra, focando também nas metas internacionais de Segurança do Paciente, que visam minimizar o risco de eventos e colaboram para a eliminação ou redução dos riscos clínicos.

UPA ARAÇAGY

“As 6 metas englobam: identificação correta do paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais, melhorar a segurança na prescrição e administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local, procedimento e paciente correto, higienização das mãos e reduzir riscos de queda e lesão por pressão. Enfatizamos as metas com o intuito de melhorarmos cada vez mais as nossas condutas diante do paciente”, concluiu a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente da UPA Araçagy, Jéssica Rodrigues.