29 de dezembro de 2023

Unidades de saúde do Estado realizam quase 32 milhões de atendimentos em 2023

Por Vanessa Ribeiro

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), trabalhou durante todo o ano de 2023 para continuar levando serviços e atendimentos de qualidade à população em todos os equipamentos de saúde do Maranhão.

De janeiro de dezembro foram realizados 31 milhões 713 mil e 46 atendimentos em todos os serviços de saúde gerenciados pela EMSERH, como hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Policlínicas, Centro Especializado em Reabilitação (CER), Hemomar e Centro de Hemodiálise.

“Foi um ano intenso, com muito trabalho e dedicação de toda a equipe. Esses números vão além de simples atendimentos; representam vidas e sonhos. Trabalhamos incansavelmente para cumprir a determinação do governador Carlos Brandão, garantindo um serviço de saúde pública de qualidade”, exclamou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

A autônoma Sielen Silva Lima buscou atendimento na Policlínica de Barra do Corda para seu filho, o pequeno Isac Silva Araújo, de apenas 06 meses e garante estar bem satisfeita com o atendimento recebido. “Procurei atendimento em pediatria para o meu filho. Fomos bem atendidos pelos especialistas. Essa unidade de saúde foi um ganho muito bom para a população do nosso município”, agradeceu.

As policlínicas fazem parte de uma estratégia da gestão estadual que oferece atendimento ambulatorial especializado à população da capital e interior. Em 2023 foram realizados mais de 3 milhões 647 mil e 587 atendimentos nesses equipamentos de saúde. São 12 unidades administradas pela EMSERH que ofertam atendimentos em várias especialidades, como cardiologia, endocrinologia, neurologia, psiquiatria, reumatologia, dentre outras.

Quem também foi beneficiado pelo serviço de saúde ofertado na rede estadual de saúde, foi o pai de Rosélia Gonçalves, seu Sebastião Mendes. Ela o acompanhou até a UPA de Paço do Lumiar por causa de fortes dores nas costas. Agradecida, ela destaca a qualidade do atendimento recebido. “Meu pai estava sentindo muita dor pela segunda vez, por isso trouxe ele aqui. Fomos muito bem atendidos. O médico passou uma tomografia que foi feita de imediato. Saímos daqui de ambulância para fazer o exame e o médico já viu o resultado. Estou muito agradecida e confiante que meu pai agora vai ficar bem”, ressaltou a dona de casa.

São 11 UPAs administradas pela EMSERH em todo o Maranhão, que em 2023 realizaram 1 milhão 323 mil e 048 atendimentos. As unidades dispõem de urgência e emergência 24h, além de exames laboratoriais e de imagem e leitos de observação.  

A assistente social Tatiane Silva, de 35 anos realizou uma histerectomia – cirurgia para retirada do útero – no Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra. Ela comenta sobre a importância dessa unidade de saúde em sua vida. “Há três meses passei por um problema de saúde e tive que fazer uma cirurgia, foi aí que procurei o Hospital Regional de Presidente Dutra, onde fui muito bem atendida por profissionais altamente qualificados e humanizados. Graças a Deus deu tudo certo na minha cirurgia e hoje estou bem e com minha saúde restabelecida”, contou.

A EMSERH administra 25 hospitais em todo o estado, onde foram realizados 6 milhões 030 mil e 649 atendimentos em 2023, entre consultas, exames e internações. Esses equipamentos de saúde ofertam atendimento em média e alta complexidade em diversas especialidades.

Daucyana Castro