28 de outubro de 2023

Unidades da rede estadual de saúde se mobilizam em ações alusivas ao Outubro Rosa

Durante o mês de outubro, as atenções ficam voltadas à saúde da mulher, com foco na detecção precoce do câncer de mama. No Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensificou a mobilização na rede estadual para alertar, orientar e reforçar as medidas de prevenção contra a doença.

No Hospital da Ilha, terça-feira (24), profissionais receberam dicas importantes sobre cuidados com a pele, automaquiagem, além de orientações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As ações de autocuidado refletem na saúde da mulher, como destaca a diretora geral do Hospital da Ilha, Ana Carolina Hortegal. “A gente troca experiências, conversa, tira dúvidas. O nosso objetivo é incentivar as nossas colaboradoras a se cuidarem, promoverem sua saúde, explorarem suas belezas, mesmo dentro do ambiente de trabalho”, frisou.

A médica mastologista Raquel Aranha proferiu uma palestra e chamou atenção das mulheres sobre alguns mitos e verdades da doença, além de orientações sobre o assunto.  “A partir dos 40 anos, a mulher deve fazer a mamografia anualmente. Antes disso, é importante realizar a ultrassonografia das mamas e autoexame, para que qualquer alteração possa ser percebida logo no início, e a mulher busque ajuda médica. Uma ação como essa realizada aqui no Ilhar é de extrema importância. É muito bom a gente conscientizar todas as mulheres, e a gente observa que muitas trabalhadoras da área da saúde não fazem seus exames periódicos, e é fundamental que elas se conscientizem que também podem ser acometidas”, ressaltou.

Ana Caroline Amorim é coordenadora de hotelaria do Hospital da Ilha, e participou da consultoria de maquiagem. “A gente se sente acolhido enquanto colaborador aqui da unidade. Achei muito legal essa ação. Aproveitei para aprender um pouco mais sobre automaquiagem e, também, achei muito válidas as orientações dadas pela mastologista”, afirmou.

No Hospital Aquiles Lisboa, onde já ocorre atendimento regular na área de mastologia, foram promovidas palestras informativas reforçando a importância do cuidado com a saúde da mulher.
Segundo a diretora-geral da instituição, Cacilda Braga, “O foco das ações é evidenciar a importância do diagnóstico precoce, que efetivamente salva vidas, convidando as pessoas a divulgarem esta mensagem”, disse.

No Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Aragão, em Caxias, a programação reservou três dias de atividades. Na quarta-feira, 27, foram realizadas palestras informativas aos pacientes no ambulatório da unidade. Na quinta, 28, oficina de produção de fuxicos, e na sexta-feira, 29, houve a “Tardezinha Rosa”, com música ao vivo e desfile de mulheres que estão em tratamento do câncer de mama na unidade.

Em Timon, o Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco realizou diversas ações durante o mês, tais como; palestras com equipe multiprofissional, abordando temas sobre a prevenção, sessão de autocuidado e uma blitz educativa em frente à instituição, com agendamento de exames de mamografia, citologia, aferição de pressão e glicemia capilar.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São João dos Patos, pacientes e colaboradores participaram de uma sessão de ginástica laboral e palestra sobre a importância do diagnóstico precoce. A supervisora administrativa da Unidade, Rosileia Santana Nascimento Brito, comentou sobre a importância das informações repassadas.

“Agregou para o meu conhecimento saber que o toque deve ser feito também nas axilas, que as glândulas mamárias vão até lá”, pontuou.

Em Coroatá, durante todo o mês, pacientes e colaboradores foram abordados com campanhas de conscientização sobre o tema. E para marcar o encerramento, foi realizado, no último dia 25, a II Pedalada Rosa.
“Ofertamos mamografias em parcerias com o Hospital Macrorregional de Coroatá e encerramos a campanha com essa pedalada linda”, destacou a coordenadora de enfermagem da UPA Coroatá, Thamires Muniz.

Ações semelhantes com palestras e oferta de exames ocorreram ainda na Policlínica e no Hospital Regional de Barra do Corda, no Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, em Lago da Pedra e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Imperatriz.

As atividades foram realizadas nas unidades da rede estadual gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira