2 de abril de 2018

“Temos apoio, dormida e alimentação garantidos”, diz idoso na entrega da reforma do Solar do Outono

“Temos apoio, dormida e alimentação garantidos”, diz idoso na entrega da reforma do Solar do Outono. (Foto: Karlos Geromy)

Os 31 idosos que residem de forma permanente no Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Solar do Outono receberam nesta quarta-feira (28), a entrega definitiva das melhorias realizadas pelo Governo do Estado na instituição.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Solar do Outono é o único equipamento público de abrigamento de idosos da capital maranhense e teve investidos aproximadamente R$ 970 mil em recursos estaduais. Foi feita reforma estrutural nas áreas elétrica e hidráulica, além de aquisição de camas, troca de todo o piso e pintura dos 939 metros quadrados de área construída.

“Quando recebemos este equipamento do governo anterior, existiam muitas pendências para reavaliação. Desde então, nós realizamos todo um trabalho de capacitação com a equipe multidisciplinar existente aqui, até que chegou o momento de reformar esse equipamento, melhorando suas dependências, trocando as camas, os equipamentos, armários, tudo para dar o conforto e a dignidade que esses idosos precisam”, conta o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.

O idoso José mostra orgulhoso a exposição de quadros feitos por ele no Solar do Outono. (Foto: Karlos Geromy)

A instituição possui farmácia, enfermaria, salas de equipe técnica, salas de administração, recepção, cozinha, refeitório, duas praças internas, banheiros coletivos para funcionários, banheiro para visitantes, almoxarifados, cozinha para funcionários, lavanderia, rouparia e oito quartos com banheiros adaptados para os acolhidos, além de duas áreas externas pavimentadas, que atendem idosos como José Ribeiro dos Santos, de 65 anos.

O idoso vive há mais de quatro anos na instituição e conta que, sem o amparo no Solar, não teria onde ficar. “Eu acho bom que o Governo do Estado tenha feito esse investimento nessa casa aqui porque tem muitos idosos que não têm com quem contar. Aqui, se precisar de um remédio tem, se precisar de médico tem também. Temos todo o apoio, temos dormida e alimentação garantidos”, conta José.

Trabalho

O Solar do Outono realiza atendimento integral ao idoso. O diretor do Solar do Outono, Glécio Sandro Silva, destaca a importância da reforma: “Além da parte física, nós reformulamos a parte profissional, qualificando e humanizando a equipe, tornando o Solar muito mais próprio para acolher esses idosos que estão aqui. Aqui nós damos aos idosos o que foi negado a eles, que é amor, o carinho, o cuidado”.

O equipamento conta com uma equipe multiprofissional que trabalha de forma articulada, desenvolvendo atividades individuais de acompanhamento especializado e grupais, como atividades socioeducativas, socioculturais e religiosas.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social(SEDES)

Daucyana Castro