28 de novembro de 2023

SES realiza encerramento da Semana Nacional do Doador de Sangue

Por Vanessa Ribeiro

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) realizou, neste sábado (25), o encerramento da Semana Nacional do Doador de Sangue. Este ano a ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) teve como tema “Seu gesto de doação salva vidas” e contou com ampla programação.

Durante toda a semana, centenas de pessoas compareceram à sede do Hemomar e aos oito hemonúcleos do Estado para doar um pouco do seu tempo e o mais importante, do seu sangue.  No encerramento, quem esteve na sede do Hemomar pôde assistir uma breve apresentação com artistas do Circo Kroner, música ao vivo. Para completar, foram distribuídos picolés e bolo para os presentes. Tudo como forma de agradecer aos doadores voluntários e atrair novos voluntários dispostos a doar, como destaca a diretora do Hemomar, Clícia Galvão.

“Tivemos um saldo altamente positivo, pois alcançamos um grande número de doadores voluntários, que é a meta do hemocentro; aumentar as doações voluntárias e fidelizar esses doadores. O grande objetivo da campanha, além de agradecer, é conscientizar sobre a importância desse ato, sobretudo agora no final do ano, quando diminui a quantidade de doação e aumenta a demanda por sangue”, pontuou.

A técnica de segurança do trabalho, Ítala Silva, é doadora voluntária há 10 anos e ressalta a importância desse ato. “Doar sangue é um ato de amor. Muitas pessoas precisam diariamente, e a tendência é que aumente agora nas festas de fim de ano. É fundamental que as pessoas tirem um tempinho pra doar sangue e ajudar o próximo”, afirmou.

Quem também tirou um tempinho para comparecer ao Hemomar foi a professora Maria do Carmo Vale, que é doadora há 23 anos. Tudo começou quando seu marido precisou, e hoje toda família é doadora voluntária. “Eu sou doadora até de medula óssea. A nossa doação ajuda a salvar até quatro vidas. Quando meu marido precisou foi que eu percebi o quanto é importante esse ato, por isso faço questão de doar sempre e ajudar outras pessoas”, ressaltou.

Ao longo da semana os doadores foram homenageados com apresentações do cantor Josiel Bives, da banda do Batalhão Barão de Caxias (24 BIS) e do saxofonista e professor Antônio Lisboa.

O Hemomar, que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.

Doação

Para doar, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação.

Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Fotos: Francildo Falcão

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira