19 de janeiro de 2024

SES promove treinamento sobre classificação de risco no Hospital Regional de Grajaú

Por: Daucyana Castro

Enfermeiros do Hospital Regional de Grajaú participaram esta semana de treinamento sobre classificação de risco. A triagem ou classificação de risco é uma ferramenta de manejo clínico de risco, empregada nos serviços de urgência, criada para priorizar o atendimento daqueles que realmente necessitem de atendimento imediato. A unidade integra a rede de unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

“Em nossa unidade há sempre a preocupação de atualizar nossos profissionais para prestar o melhor atendimento possível à nossa população. E esse treinamento sobre classificação de risco é de extrema importância porque com a avaliação correta é possível agregar agilidade no atendimento e proporcionar um atendimento mais humanizado”, destacou a diretora do Hospital Regional de Grajaú, Cleude Gomes. 

Os participantes do curso, realizado na última quarta-feira (17), debateram sobre temas como o protocolo de Manchester, objetivos da classificação de risco, triagem, política de humanização do SUS, manuais, Procedimento Operacional Padrão (POP), entre outros. 

O treinamento foi ministrado pela enfermeira Tailana Santana. “A classificação de risco é uma ferramenta para melhorar o acolhimento e atendimento aos pacientes que adentram a nossa unidade, bem como proporcionar um atendimento empático, humanizado e resolutivo. Deste modo, a educação em saúde de nossa unidade visa promover autonomia, cuidado, reflexão e consciência crítica à coletividade. Assim, buscamos vislumbrar ações que possam impactar de forma positiva na prestação de serviços pelos profissionais assistenciais e no cuidado aos pacientes que recebem atendimento em nossa unidade”, frisou. 

O Hospital Regional de Grajaú, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Eduardo Ericeira