22 de março de 2024

SES promove debate sobre rede de laboratórios do Maranhão durante seminário

Fotos: Francildo Falcão

Por Samir Aranha

Como parte das ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), equipes do Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen-MA) iniciaram o I Seminário Estadual da Rede de Laboratórios do Maranhão, nesta quinta-feira (21), em São Luís. 

O objetivo do seminário é difundir os aspectos relacionados ao diagnóstico de agravos de importância em saúde pública realizados pelo Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen-MA). O serviço é referência para diagnósticos de patologias de notificação compulsória, e atua como coordenador da rede estadual de laboratórios. 

A cerimônia de abertura do evento contou com a participação da secretária adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos; do diretor-geral do Lacen, Lídio Gonçalves e da superintendente de epidemiologia e controle de doenças, Dalila Vasconcelos. O público presente avaliou positivamente a ação.

A secretária adjunta destacou a importância do Lacen para o contexto da saúde pública no estado. “O Lacen e sua equipe são fundamentais à estrutura das políticas de saúde pública no Maranhão. Os dados promovidos, as constantes conquistas e a capacitação constante de seus profissionais são exemplos de competência e motivo de orgulho para o Maranhão”, disse Deborah Campos. 

Lídio Gonçalves agradeceu aos participantes, ressaltando a oportunidade da troca de experiências no evento. “Esse momento de capacitação e troca de experiências se mostra fundamental para a realização dos principais objetivos da rede, entre os quais, complementação diagnóstica, gerando dados fidedignos para avaliações e ações em saúde pública do estado”, frisou.

O compartilhamento de experiências exitosas com outros laboratórios centrais estaduais foi um dos motes do evento. Representante do Lacen-CE, a farmacêutica Suyanne Tavares apresentou palestra sobre a importância da fase pré-analitica para qualidade dos resultados de amostras. “É uma satisfação poder participar do evento, promovendo uma troca de conhecimento que é proveitosa para toda a saúde pública”, enfatizou. 

Coordenadora de laboratório do hospital Socorrão II, a farmacêutica Marina Maranhão elogiou a proposta do evento. “É um momento bastante relevante de aprendizado, que possibilita podermos acompanhar as experiências do Lacen e levar estas informações como bagagem e suporte à nossa atuação profissional a nível local”, comentou.

A programação do evento, que se encerra nesta sexta-feira (22), apresenta palestras, debates e estudos de caso relacionados a manejo de amostras e diagnóstico de síndromes respiratórias, arboviroses, entre outras patologias que são analisadas pela instituição. A gestão do IOC/Lacen-MA é realizada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Daucyana Castro