1 de fevereiro de 2024

Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Aragão promove campanha para renovar estoque de bolsas de sangue em Caxias

Fotos: Antonio Mantovam

Colaboradores do Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Aragão em Caxias se mobilizaram para realizar uma campanha de renovação de estoque de bolsas de sangue, nessa quarta-feira (31). Toda a estrutura de coleta externa do Hemonúcleo de Caxias foi direcionada para a unidade.

“A população de Caxias e região aderiu a essa importante campanha, e estamos muito felizes com a colaboração do público que aceitou nosso convite. Está se aproximando o período do Carnaval e precisamos repor os nossos estoques de sangue. E, para isso, contamos com a ajuda do máximo de pessoas possíveis”, ressaltou o diretor clínico do Hospital Macrorregional de Caxias, Giancarlos Lima, que também doou sangue.

A campanha ganhou a adesão de vários segmentos, entre eles funcionários do hospital, familiares de colaboradores, acompanhantes de pacientes e até mesmo pessoas que procuraram o hospital apenas para doar sangue.

“A doação de sangue é importante para salvar vidas, muitas vezes, dos nossos próprios pacientes que estão internados na unidade em que trabalhamos”, pontuou a assistente social do hospital, Ana Carla Saraiva dos Santos.

O servidor público Guilherme Henrique Ramos Fernandes atendeu ao chamado de um familiar que trabalha no hospital e foi doar sangue. “Minha prima é funcionária aqui. Ela trabalha no Macrorregional aqui de Caxias como enfermeira e me convidou para que viesse a unidade fazer a doação de sangue. Eu entendo a importância desse ato para que possamos ter reserva de sangue nos hospitais para quem está precisando”, destacou.

Solidariedade que moveu o coração de dona Maria da Consolação Pereira Sousa. Ela está com um irmão internado na unidade em tratamento de câncer, e aproveitou a sua ida à unidade para participar da campanha.

“Ajudar a todas as pessoas que estão necessitando de sangue. Muito boa essa iniciativa, porque não custa nada a quem já está aqui poder ajudar”, pontuou a lavradora.

A coordenadora de enfermagem do hospital, Mariane Carvalho, pontuou que iniciativas como esta são extremamente importantes, principalmente neste período em que se aproxima o carnaval.

“Doar sangue é um ato de solidariedade e que salva vidas. É importante deixarmos claro que cada doação pode ajudar até quatro pessoas. Nós, aqui do Macrorregional de Caxias, sob orientação da Secretaria Estadual de Saúde, trabalhamos para renovar os estoques de bolsas de sangue, por isso realizamos essa campanha na unidade. As doações contribuem no tratamento de várias pessoas e nos casos de emergência”, frisou Mariane.

O Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Aragão em Caxias integra a rede de Estado da Saúde e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).