12 de maio de 2023

SES e Detran promovem atividades alusivas ao Maio Amarelo no Hospital da Ilha

Por Vanessa Ribeiro

Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 65% dos leitos hospitalares no Brasil são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) uniu esforços com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) para promover atividades do Movimento Maio Amarelo, que combate a imprudência ao dirigir, no Hospital da Ilha. Esta semana, os colaboradores e pacientes do hospital foram sensibilizados com uma palestra educativa. A unidade de saúde é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

A campanha deste ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida” e é realizada em todo o mundo. No Maranhão, estão sendo realizadas diversas ações educativas e alguns hospitais que recebem pacientes vítimas de acidentes de trânsito abraçaram a ideia. Como é o caso do Hospital da Ilha, que desde março deste ano já recebeu 40 pacientes vítimas do trânsito.

“O hospital abraça essa causa porque o movimento enfatiza a conscientização e sensibilização das pessoas em relação a um trânsito seguro e consequentemente a redução dos acidentes e óbitos. Aqui no hospital recebemos muitos pacientes graves, com politraumas, que poderiam ter sido evitados”, enfatizou a diretora administrativa do Hospital da Ilha, Letícia Souza.

A enfermeira Célia Pontes participou da palestra e ressaltou importância de se tratar desse assunto nos hospitais. “Essa campanha tem o objetivo de fazer todos nós conhecermos um pouco mais de como podemos evitar os acidentes de trânsito e também os nossos direitos. É fundamental que todos os hospitais e instituições façam adesão a essa campanha, pela importância e pela grandeza dela”, destacou.

No país, cerca de 50 mil mortes são registradas todos os anos, como aponta a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A grande maioria desses óbitos poderia ser evitada, como informou a engenheira de tráfego do Departamento de Projetos e Programas da Superintendência de Saúde no Trânsito da SES, Swanny Leite.

“A gente sempre enfatiza, sobretudo no Maio Amarelo, que todos temos responsabilidade para um trânsito seguro: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Em momentos como esse no hospital, a gente fica bem grato porque as pessoas se sensibilizam, já que aqui elas veem vítimas de acidentes de trânsito que estão internadas, o que poderia ter sido evitado”, frisou.

Durante a palestra proferida por profissionais da coordenação de Educação para o Trânsito do Detran, foram repassadas orientações em relação ao trânsito seguro, dispositivos de segurança que devem ser usados nas motocicletas e automóveis, além de distribuição de kits informativos.

“O Maio Amarelo é uma campanha internacional que chama atenção para a quantidade de acidentes de trânsito, então viemos hoje aqui para falar sobre os cuidados que devemos ter no trânsito, como dirigir e não beber, ter cordialidade no trânsito. São ações que podem evitar diversos acidentes”, disse Natanael Gonçalves, técnico da coordenação de Educação para o Trânsito do Detran.

Maio Amarelo

Este ano a campanha Maio Amarelo completa 10 anos e tem como objetivo incentivar a conscientização sobre a segurança no trânsito e a importância da responsabilidade ao dirigir para evitar acidentes e óbitos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito no mundo. Homens, motociclistas e jovens de 20 a 29 anos são maioria.

Programação
Segunda-feira (15), às 10h
– Hospital de Traumatologia e Ortopedia, em São Luís – Detran em Ação

Sexta-feira (19), às 15h
– UPA do Araçagi – Detran em Ação

Segunda-feira (29), às 9h
– I Mostra de Saúde no Trânsito nas Escolas, IEMA Centro

Terça-feira (30), às 9h
– I Mostra de Saúde no Trânsito nas Escolas, CE São José de Ribamar

Quarta-feira (31), às 9h e 14h
– I Mostra de Saúde no Trânsito nas Escolas, CE Anjo da Guarda

Quinta-feira (1º), às 9h e 14h
– I Mostra de Saúde no Trânsito nas Escolas, CE Professor José França de Sousa

Daucyana Castro