21 de novembro de 2023

SES capacita profissionais do Hospital da Ilha sobre atendimento ao paciente queimado

Com o objetivo de fortalecer a assistência em saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu a capacitação de profissionais da equipe Multidisciplinar da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Ilha sobre o atendimento inicial ao paciente queimado. Nesta etapa, o treinamento abordou critérios de admissão, alocação e priorização de pacientes na UTQ da unidade. 

A capacitação foi ministrada pelo coordenador médico da UTQ do Hospital da Ilha, Rodrigo Palácio de Azevedo. Segundo ele, foi iniciado no Hospital da Ilha uma série de treinamentos voltados para a capacitação da equipe Multidisciplinar da Unidade de Tratamento de Queimados, bem como de outros profissionais da saúde de equipes relacionadas aos cuidados e tratamentos de pacientes queimados do nosso estado. 

“Neste primeiro momento, a capacitação versou sobre critérios de admissão e cuidados de pacientes queimados. Foi um treinamento constituído por um pré-teste, onde a gente pode medir a capacitação prévia das pessoas e após o treinamento fizemos um pós-teste para avaliar a efetividade daquilo que foi repassado aos profissionais e absorvido pelos mesmos”, frisou o médico. 

O treinamento, realizado em 13 de novembro, vai ficar disponível em uma plataforma online com as explicações que foram prestadas durante o treinamento para a equipe. Estão previstos mais 11 treinamentos e uma futura avaliação. O objetivo dessa série de ações é fortalecer a atuação dos profissionais que atuam na Unidade de Treinamentos de Queimados do Hospital da Ilha.  

De acordo com o diretor clínico do Hospital da Ilha, Dimitrius Garbis, a direção do Hospital da Ilha, juntamente com o Núcleo de Educação Permanente, tem adotado um modelo de qualificação profissional muito conhecido na atenção básica, que é o matriciamento. A intervenção terapêutico-pedagógica abrange diversas áreas do conhecimento, com o compartilhamento de experiências e conhecimentos, afim de proporcionar a melhor qualidade assistencial aos pacientes.

“Isso vem acontecendo de forma contínua dentro da unidade. Os desafios se renovam e assim se torna necessária a qualificação simultânea para que esses desafios na assistência do paciente sejam encarados e abordados da melhor forma possível”, frisou Dimitrius Garbis. 

A enfermeira Sílvia Pinheiro, que também é coordenadora da UTQ do Hospital da Ilha, participou do treinamento e pontuou sobre a importância da capacitação.  “A sequência de treinamentos para todos os colaboradores dos setores envolvidos na assistência ao paciente queimado contribui com a excelência e o aperfeiçoamento das melhores práticas prestadas por toda a equipe multidisciplinar no atendimento ao paciente vítima de queimadura”, disse. 

O Hospital da Ilha, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Eduardo Ericeira