21 de agosto de 2023

Referência para atendimento na região central, Policlínica Barra do Corda completa dois anos com mais de 360 mil atendimentos

Por Vanessa Ribeiro

Nesta semana, a Policlínica Barra do Corda completou dois anos de funcionamento, contabilizando 366.614 atendimentos entre consultas médicas, multiprofissionais e exames. A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), beneficiando moradores da região central do estado: Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, além de ser referência para atendimento da população indígena da região. 

“Antes, as pessoas dessas cidades buscavam consultas especializadas em outros grandes centros, agora têm na própria cidade e isso é motivo de orgulho para todos nós. Esse serviço é essencial para o povo aqui da região e com certeza os usuários saem muito satisfeitos”, afirmou a diretora administrativa da Policlínica Barra do Corda, Nilda Barbalho. 

Era exatamente o que a professora Edilene Borges passava antes da inauguração da Policlínica. “Hoje conseguimos realizar algumas consultas e exames que antes só eram possíveis em outras cidades. Eu e minha família sempre que precisamos vir aqui na Policlínica somos bem atendidos. Os funcionários são muito educados e atenciosos”, afirmou.

A lavradora Gessiana Veras, também reconhece a importância da Policlínica Barra do Corda. “Desde a inauguração da Policlínica mudou muito as coisas para a gente. Tudo o que a gente precisa na área da saúde, consegue aqui na unidade mais fácil”, destacou. 

Em dois anos já foram realizadas 30.211 consultas médicas, 131.042 atendimentos com a equipe multiprofissional e 205.361 exames. Na unidade são ofertadas especialidades como cardiologia, clínica geral, gastroenterologia, ginecologia, ortopedia, pediatria, nefrologia e obstetrícia.

Também são realizados atendimentos multiprofissionais em assistência social, enfermagem, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, psicologia e fonoaudiologia. Os pacientes da Policlínica Barra do Corda contam também com exames para apoio diagnóstico, como colonoscopia, colposcopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, endoscopia, holter, mapa, mamografia, raio-x, tomografia, além de exames laboratoriais.

Daucyana Castro