12 de agosto de 2017

Projeto de Turismo Educativo proporciona a jovens de São Luís e São João Batista acesso a equipamentos públicos

Jovens de São João batistas participam de dia turismo educativo na capital. Foto: Divulgação

Um dia inteiro de turismo educativo, com passeios no Palácio dos Leões, Biblioteca Benedito Leite, Casa do Maranhão, Casa de Nhozinho e Centro de Pesquisa e Arqueologia, encerrando com o pôr do sol no Espigão Costeiro, assim foi a 10ª do projeto tour jovem cidadão, onde 80 jovens, sendo 40 de São Luis e 40 do município de São João Batista que fica a 284 km da capital maranhense, puderam conhecer um pouco mais da história do Maranhão fazendo um verdadeiro resgate cultural.

“O tour jovem nos proporcionou conhecer um pouco mais da história do Maranhão, pois para o jovem que mora no interior e até mesmo para o jovem que mora na capital as vezes não conhecemos a nossa própria história pois o tour nos ajudou a ampliar nosso olhar e isso é um grande avanço, vejo que o governo do estado tem a cada dia se preocupado bastante com a juventude de nosso estado”, destacou a jovem Carolina de 16 anos do município de São João Batista.

Realizado pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), em parceria com as Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de Juventude, o projeto tem como principal objetivo proporcionar um verdadeiro turismo educativo a alunos da rede estadual de ensino: o ‘Tour Jovem Cidadão’.

A secretária da Juventude, Tatiana Pereira, reafirma o caráter educativo do Tour Jovem Cidadão. Para Tatiana, o tour jovem tem este proposito de despertar em nossos jovens este pertencimento com patrimônio público, criando uma relação de proximidade e de que o acesso à educação e a cultura é de fundamental importância na formação de todos os cidadãos. “Cada jovem leva na sua bagagem mais conhecimento e descobertas da identidade histórico-cultural do nosso estado”, disse.

Encerramento do tour jovem no espigão costeiro. Foto: Divulgação