20 de dezembro de 2021

Programação natalina reúne criaças e famliares no CER Cidade Operária

O Centro de Reabilitação (CER) na Cidade Operária promoveu, na última semana, o Natal Encantado. A programação, que reuniu familiares e pacientes que fazem tratamento na unidade, incluiu brincadeiras, lanches e a visita do Papai Noel. A unidade é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e integra a rede estadual de saúde, oferecendo atendimento especializado a pacientes que precisam de reabilitação física, intelectual e auditiva.   

Moradora da Janaína, dona Dinalva leva as três filhas, de 10, 8 e 2 anos, todas com o transtorno do espectro autista (TEA), para tratamento no local. Eles aproveitaram o natal. “Aqui o tratamento é excelente, os profissionais são excelentes. As minhas filhas participam dessas terapias desde pequeninhas e vêm evoluindo a cada dia. O tratamento é pra vida toda, quando as minhas filhas vêm pra cá elas ficam bem melhores, isso é perceptível. O ambiente é ótimo, e esse momento é especial, é o momento das crianças, é o momento delas e é também um tipo de terapia nesta data tão linda que é o Natal”, destacou. 

Belcirene Cristina Santos Rosa é mãe de Artur Felipe, de 3 anos e diagnosticado com TEA. Recentemente, ele começou o acompanhamento na unidade e Belcirene acredita que as atividades no CER vão ajudar o pequeno Artur a interagir melhor com outras crianças. 

“Para mim, como mãe de um autista, não é fácil. Infelizmente, a gente percebe que a sociedade ainda rejeita esse tipo de criança, principalmente pela dificuldade de interagir e eu estou conhecendo esse mundo agora. Então, um evento como esse é uma vitória, para mim e para ele. Quando ele brinca em um brinquedo ou brinca com uma outra criança é motivo de muita emoção, muito orgulho. E eu tenho certeza que o tratamento que o Artur Felipe vai receber aqui vai ajudá-lo a interagir com a sociedade”, ressaltou a dona de casa. 

A programação natalina contou com piscina de bolinha, pula-pula, teatro de fantoches, show de mágica, personagens animados, como o Homem Aranha, o Pluto e, ainda, o bom velhinho: o Papai Noel. Foi uma grande festa, com música infantil e direito a bolo e docinhos. 

“Tudo foi organizado com muito amor e carinho. Foi uma programação que garantiu a interação entre todos: colaboradores, profissionais, crianças, pais e mães. Tivemos, além das brincadeiras, distribuição de lanches e escovas de dente como forma de garantirmos também a saúde bucal das crianças. Em toda programação e atividades que foram e são desenvolvidas aqui no Centro pensamos em envolver todos. Aqui, todos, sem distinção, têm a oportunidade de interagir nas nossas ações”, destacou Goreth Almeida, diretora administrativa do CER Olho d’Água.

Eduardo Ericeira