18 de março de 2024

Programa Cuidar de Todos: Hospital Regional de Timon promove mutirão de cirurgias ginecológicas

Com a oferta de cirurgias ginecológicas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) beneficiou mais mulheres da região de Timon e municípios adjacentes. A ação faz parte dos atendimentos do Programa Cuidar de Todos Cirurgia e está sendo realizada em todo o estado. Em Timon, as cirurgias aconteceram entre sexta-feira (15) e domingo (17) no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon. 

Nos três dias da ação foram realizadas 42 cirurgias, sendo 22 laqueaduras e 20 cirurgias ginecológicas, como histerectomia abdominal, que é a remoção do útero por meio de uma laparotomia; histerectomia vaginal, retirada do útero totalmente pela vagina; ooforectomia, remoção de um ou ambos os ovários e sling, cirurgia para tratar incontinência urinária moderada ou grave.

“Eu estou muito feliz porque não quero ter outro filho e estava ansiosa por essa laqueadura. Sou muito grata a toda equipe do hospital por me atender tão bem”, disse Maria dos Santos Almeida, de 32 anos, que é mãe de dois filhos e aproveitou a ação para realizar a cirurgia de laqueadura tubária neste final de semana no Hospital Regional de Timon. 

Os mutirões de cirurgias ginecológicas e laqueaduras no Hospital Alarico Nunes Pacheco, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), fazem parte do programa Cuidar de Todos Cirurgia e iniciaram em fevereiro. Até agora, 147 mulheres de Timon, Matões, São Francisco do Maranhão e Parnarama já foram beneficiadas. O hospital é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).  

“O programa Cuidar de Todos Cirurgia tem proporcionado a oportunidade de muitas mulheres realizarem cirurgias aguardadas a algum tempo. Com os mutirões é possível realizar mais cirurgias em curto prazo, diminuindo o tempo de espera para que mais mulheres sejam operadas, recuperando a saúde e melhorando sua qualidade de vida”, ressaltou a diretora geral do Hospital Regional de Timon, Ana Patrícia Bringel Resende.

Daucyana Castro