12 de março de 2024

Programa Cuidar de Todos Cirurgia do Governo do Estado agiliza atendimentos no município de Urbano Santos

FONTE: SES/MA

O Programa Cuidar de Todos do Governo do Estado chegou a todos os municípios maranhenses. No eixo Cirurgia, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) executou quase 500 procedimentos oftalmológicos de pterígio e catarata, entre os dias 8 e 10 de março, na cidade de Urbano Santos (MA). 

“Com o Cuidar de Todos, queremos otimizar os serviços e suprir as necessidades da população para reduzir também a espera cirúrgica. Sabemos da importância de combater a catarata e o pterígio, por isso, o governador Carlos Brandão tem dado especial atenção ao tema”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Ao todo, 485 cirurgias oftalmológicas do Programa Cuidar de Todos foram realizadas no Hospital Municipal Edir Melo, no município de Urbanos Santos, sendo 163 procedimentos de catarata e 322 procedimentos de pterígio. A ação da gestão estadual da saúde é fruto da emenda parlamentar do deputado federal Aluísio Mendes. 

O Governo do Estado, por meio do Programa Cuidar de Todos, intensificou as cirurgias eletivas em todo o Maranhão.  A ação beneficia usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).  

O Cuidar de Todos é o maior programa de governo na área da saúde. Lançado em agosto de 2023 pelo governador Carlos Brandão, a iniciativa apresenta eixos como Atenção Primária, Ações de Saúde, Oftalmologia, Saúde Animal, Cirurgias e AVC – Cada Segundo Importa e Telemedicina.

Daucyana Castro