31 de maio de 2023

Profissionais do Hospital Regional Dr. Kléber Carvalho Branco, de Pedreiras, recebem capacitação sobre parada cardiorrespiratória

Profissionais de saúde do Hospital Regional Dr. Kléber Carvalho Branco, localizado no município de Pedreiras, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram de capacitação em ressuscitação cardiopulmonar para atendimento em casos de parada cardiorrespiratória. A capacitação ocorreu na segunda e na terça-feira, respectivamente, dias 29 e 30 de maio. O hospital é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

A capacitação em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) consiste numa série de ações de salvamento que aumentam a chance de sobrevivência após a Parada Cardiorrespiratória (PCR) e foi ministrado pela médica Tayná Jales, que é graduada pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), plantonista do Hospital Regional de Pedreiras, pós-graduanda em terapia intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pós-graduanda em geriatria pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek Ltda. (IBCMED).

“Para uma ressuscitação cardiopulmonar bem-sucedida é necessário uma série de ações coordenadas. Sendo assim é necessário manter as equipes que prestam assistência em saúde atualizadas com relação aos protocolos de reanimação. A educação continuada em ressuscitação cardiopulmonar tem como objetivo aumentar as taxas de resposta à parada cardiorrespiratória por parte da equipe assistencial, melhorar a execução de RCP, reduzir o tempo até o acesso a desfibrilação e manter os profissionais de saúde atualizados dos protocolos de reanimação vigentes”, pontuou a médica Tayná Jales.

No treinamento foram revisados os conceitos básicos que envolvem o protocolo de reanimação: reconhecimento de PCR, atuação da equipe de socorristas no tocante a oferta, ventilação e compressões de alta qualidade com base nas diretrizes da American Heart Association (AHA).

“Esses treinamentos, que são feitos com frequência, são de fundamental importância para o nosso enriquecimento profissional. Os profissionais precisam sempre estar se capacitando para melhor atender o paciente e na unidade de saúde temos uma equipe que está sempre disposta a ajudar um ao outro”, ressaltou a enfermeira do centro cirúrgico do hospital, Lucyane de Almeida.

O diretor geral do hospital reforça que essas capacitações são importantes para garantir que os pacientes estejam sendo cada vez mais bem assistidos. “Uma equipe multiprofissional que atua em conjunto, e que está em constante atualização teórica e prática. Aqui, no Hospital Regional de Pedreiras, são realizadas capacitações, com temáticas variadas para todas as categorias, de acordo com as necessidades, bem como, sugestões dos próprios profissionais, proporcionando a todos a oportunidade de se qualificarem dentro da própria unidade. Muitas vezes, inclusive, são nossos próprios colaboradores convidados a ministrar os temas, como forma de valorizar e reconhecer cada vez mais o seu trabalho. É gratificante vê-los engajados em aprimorar seus conhecimentos”, ressaltou o diretor geral do Hospital Regional Dr. Kléber Carvalho Branco, Frederico Cavalcante.

Eduardo Ericeira