26 de janeiro de 2024

Profissionais da UPA e Policlínica Vinhais participaram de atividades da Campanha do Janeiro Branco na Litorânea

Fotos: Francildo Falcão

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínica Vinhais, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram esta semana de programação ao ar livre alusiva a Campanha Janeiro Branco, na Avenida Litorânea, em São Luís. 

Ao som das ondas do mar, na quinta-feira (25), os profissionais realizaram atividades no calçadão da Avenida Litorânea. O diretor geral da UPA e Policlínica Vinhais, Jackson Soares, explicou que a ação promove o fortalecimento do cuidado com a saúde mental.  

“Resolvemos trabalhar dois pontos importantes nesse trabalho com os nossos colaboradores, um primeiro momento de palestra, um diálogo com todos nós para falarmos sobre a conscientização da importância da saúde emocional, e posteriormente, com atividade laboral”, disse Jackson Soares. 

O local escolhido não poderia ter sido melhor. Na orla marítima de São Luís, no calçadão da Avenida Litorânea. “Trouxemos a equipe para sair da rotina de dentro da unidade. As lideranças das unidades de saúde precisam se preocupar com o bem-estar físico e emocional dos profissionais que cuidam das pessoas. E esse cuidado é contínuo, claro, que estamos aproveitando a campanha do Janeiro Branco, mas a saúde mental da nossa equipe é trabalhada durante todo o ano”, destacou a diretora administrativa da UPA e Policlínica do Vinhais, Cleide de Fátima. 

Na programação, os profissionais de saúde puderam participar de um bate-papo sobre saúde mental, dinâmicas que garantiram a interação entre o grupo e uma ginástica funcional. 

“Fizemos uma mobilização nas unidades, e felizmente, tivemos uma resposta muito positiva por parte de quem tinha a disponibilidade de comparecer. A atividade física também é uma forma de melhorar a saúde mental. A partir daqui já criamos essa oportunidade, uma iniciativa de mudança de estilo de vida, com um cuidado voltado para si, com as pessoas que procuram os serviços nas unidades de saúde, mas também estarmos bem para receber a população”, ressaltou a enfermeira representante do Núcleo de Educação Permanente, Kelly Portela. 

Quem teve a oportunidade de participar das atividades analisou como positiva a iniciativa. “A gente tem no nosso trabalho, no dia a dia, esse privilégio de cuidar das pessoas, mas cabe refletirmos também o quanto é importante para nós profissionais de saúde estarmos bem. Foi um momento de diálogo, diversão, confraternização entre os colaboradores, tenho certeza que foi proveitoso para todos nós”, destacou a enfermeira Paula Sousa.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínica Vinhais são gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Daucyana Castro