9 de março de 2018

Procurador do Estado está a frente da EMSERH

03-05-18 VANDERLEY EMSERH 01O procurador do Estado Vanderley Ramos Santos está na função de presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) desde dezembro último. Ele se afastou das funções na PGE/MA para assumir o cargo.

Vanderley Ramos tomou posse interinamente, ao cargo da presidência da EMSERH, no final do mês de dezembro, cobrindo a médica Ianik Leal, que se afastou temporariamente por licença-maternidade. O convite para assumir o cargo partiu do secretário de saúde, Carlos Eduardo Lula.

Vanderley Ramos é subprocurador do estado do Maranhão, já tendo exercido, no âmbito da Procuradoria Geral do Estado, os cargos de assessor especial do procurador-geral do estado (2007-2009) e de procurador-geral adjunto para assuntos judiciais (2015-2017). Já foi oficial de justiça do TJMA, técnico judiciário da justiça federal e analista processual do Ministério Público da União. É Pós-graduando em Direito Constitucional e em Direito Eleitoral.

Sobre a EMSERH

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) tem como meta implantar, com qualidade, um novo conceito em gestão de saúde. É uma empresa pública, criada em 2012 (Lei Estadual Nº 9.732) e implantada em 2015, com o Governo Flávio Dino. É dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, cuja visão é tornar-se referência nacional na gestão em saúde.

Nos moldes em que a EMSERH se estabeleceu, ela é a primeira empresa de serviço hospitalar do Brasil, em nível estadual. Agrega a gestão de 70% das unidades de saúde na capital e no interior do estado, numa escala de crescimento aparente. Já rendeu, para os cofres estaduais, uma economia de 15 a 20% por unidade de saúde administrada, traduzida numa economia mensal de dez milhões de reais.

Daucyana Castro