20 de janeiro de 2021

Primeiro dia de testagem para Covid-19 no drive-thru recebe idosos e gestantes

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

Foi reiniciado nesta quarta-feira (20), em São Luís, o drive-thru de teste rápido para a Covid-19, disponibilizado pelo Governo do Estado. O atendimento acontece no estacionamento do Parque do Rangedor, no Calhau, para idosos e gestantes, das 8h às 16h.

“Usamos a estratégia em 2020, e estamos reiniciando em 2021. O objetivo principal ainda é o mesmo, que é a identificação do vírus. É um serviço que cumpre um papel diferenciado com a chegada da vacina. Será um longo período de vacinação e, por isso, precisamos continuar a identificar os casos, para que esse paciente receba assistência dentro da nossa rede pública para o controle da doença e isolamento”, explica o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande.

Foram disponibilizadas três tendas, com a participação de 30 profissionais de saúde por dia. O público-alvo desta edição contempla idosos acima de 60 anos e gestantes. Pessoas que já testaram em drives anteriores não estão impedidas de testar novamente.

“No ano passado, alcançamos um público que era o que a gente esperava. Já são mais de 24 mil testagens. Esse ano não será diferente. É uma nova busca, uma nova pesquisa, para saber se a pessoa já teve contato com o vírus. Sabemos que dezembro foi um mês de aglomeração, de festas, e apesar de ser um público que está mais em casa no isolamento, podem estar tendo contato com pessoas que estão saindo de casa regularmente”, destacou a coordenadora do serviço, Lícia Dourado Trinta.

A dentista Jaqueline Lopes ficou sabendo do drive-thru pelas redes sociais e trouxe a mãe, dona Maria de Fátima Freitas, de 66 anos, para testar. “Eu vi a divulgação na internet que ia ter o teste rápido e vim trazer minha mãe, que é idosa, para testar. Ela teve contato há pouco tempo com meu pai, que teve Covid, e eu trouxe ela para ver se ela desenvolveu a doença ou não, se já tem anticorpos. Achei essa iniciativa do drive excelente para o controle epidemiológico da doença na cidade”, afirmou a dentista.

Para realizar o teste, é preciso apresentar um documento oficial com foto. As mulheres grávidas devem apresentar também o cartão da gestante ou exame.

O sistema de drive-thru foi ofertado à comunidade em três edições no ano passado: em setembro na capital maranhense, depois em Imperatriz e novamente em São Luís. De acordo com levantamento, nas três edições, foram testadas 22.571 pessoas, sendo que 18.144 testaram negativo.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


EMSERH realiza 1º Encontro de Coordenadores de enfermagem

Fotos: Laécio Fontenele Durante toda esta sexta-feira (27), supervisores e coordenadores de enfermagem das unidades de saúde administradas pela Empresa [...]

Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]