24 de fevereiro de 2023

Posto do IEMA Rio Anil registra quase 80 mil doses aplicadas de vacinas contra Covid-19

Por Vanessa Ribeiro

Instalado pelo governo do Estado em abril de 2021, o posto de vacinação do IEMA Rio Anil contabilizou a aplicação de 78.537 doses da vacina contra Covid-19 em 22 meses de atendimento. As atividades do posto físico da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram encerradas no último 10 de fevereiro.

Durante este período, à medida que o Plano Nacional de Imunização (PNI) avançava, a sala de vacinação se tornava referência, começando pelas categorias profissionais, depois o público em geral e, por fim, os bebês a partir de seis meses. Além disso, os profissionais que atuavam no posto, gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), participaram dos drives e Arraiais da Vacinação, deram apoio na vacinação pediátrica e realizaram ações de busca ativa nos bairros.

“O Iema Rio Anil se tornou referência estadual na vacinação contra a Covid 19. Agora a equipe será volante, ou seja, atuará nos pontos de vacinação em que o Estado der apoio durante a campanha estadual de vacinação da Pfizer bivalente”, ressaltou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.

Na capital, a SES disponibiliza dois pontos de vacinação contra Covid-19: as policlínicas Cidade Operária e Vinhais. Na Cidade Operária, a vacinação está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h as 12h e das 13h as 17h. Aos sábados, o posto funciona das 8h as 12h. Na Policlínica do Vinhais, o horário de funcionamento para vacinação é das 8h as 12h e das 13h30 as 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h as 12h.   A vacinação contra Covid-19 também está disponível nos postos municipais.

“A vacinação confirma o compromisso do governador Carlos Brandão com a saúde e em manter a população maranhense imunizada. Já está mais que comprovado que a vacina é um mecanismo seguro e eficaz que vai nos permitir manter esta doença controlada. Portanto, agora, com o posto de vacinação volante e os postos do Estado, seguimos incentivando a nossa população a se imunizar e completar o ciclo vacinal”, frisou o presidente da Emserh, Marcello Duailibe.

Daucyana Castro