19 de fevereiro de 2024

Por meio do Programa de Desenvolvimento “Prata da Casa” EMSERH promove capacitação para os profissionais de saúde CER / TEA Olho D’água

Fotos: Bruno Wallace

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) promoveu nesta segunda-feira (19), no prédio anexo, uma capacitação com os profissionais que prestam serviço nas unidades do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção de Saúde do Olho D’água – CER Olho D’água e o CER TEA, voltado para o cuidado com crianças do Transtorno do Espectro Autista. A ação integra o Programa de Desenvolvimento ‘Prata da Casa’ idealizado pela EMSERH, criado com o objetivo de trabalhar a valorização dos colaboradores que compõem a rede.

“É um amplo programa de desenvolvimento utilizando uma estrutura interna. Utilizamos os próprios conhecimentos adquiridos nas nossas unidades, pelos nossos colaboradores para capacitarmos as equipes, visando estimular as habilidades dos nossos colaboradores”, reforçou o diretor de Recursos Humanos, Jorge Carlos Araújo de Araújo.

Para a gerente de Qualidade Assistencial da EMSERH, Joenvilly Cardinele Rego Oliveira Azevedo, um programa institucional, como o Prata da Casa,  que convida profissionais da própria empresa para capacitarem colegas é uma estratégia poderosa para reconhecer e fortalecer a equipe, além de valorizar os talentos internos. “Esse tipo de iniciativa demonstra que a empresa reconhece o nosso valor e está comprometida em promover o desenvolvimento contínuo de todos, incentivando a troca de experiências e o crescimento conjunto. Assim como eu, ao serem escolhidas as pessoas se sentirão valorizadas, e logo estarão mais motivas e engajadas com a empresa”, frisou Joenvilly Cardinele.

Para a diretora administrativa do CER Olho D’água, Ana Eugênia Furtado, o momento é fundamental para o aprendizado da equipe. “Essa atualização conta com a colaboração de profissionais que estão imbuídos em passar técnicas utilizadas e aprimorar conhecimentos que os profissionais já têm”, relatou.

Lívia Macedo, também diretora administrativa do CER Olho D’água, reforçou a importância de qualificar as equipes. “É importante sempre qualificar as equipes para melhorar cada vez mais os serviços ofertados à população. Esse projeto da EMSERH, coma esforços juntos as unidades desenvolvendo essa ação de nivelamento de conteúdo. Aqui abordamos diversas temáticas que perpassam a prática deles no dia a dia, um esforço coletivo para melhorar sempre os serviços ofertados aos nossos usuários”.

A capacitação acontece até o dia 29 deste mês. A abertura contou com a participação dos diretores e colaboradores da EMSERH responsáveis pelo treinamento, do CER Olho D’água e CER TEA, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde.

“Essa iniciativa da EMSERH supri qualquer carência em projetos de capacitação que pode haver a partir do momento que aprofunda os conhecimentos dos colaboradores relacionados ao espaço em que trabalha e isso fortalece ainda mais o cuidado com a população”, frisou o Chefe do Departamento e Coordenação de Atenção Multidisciplinar da SES-MA Gustavo Costa.

A EMSERH tem como planejamento levar o Programa de Desenvolvimento ‘Prata da Casa’ para todas as unidades de saúde que compõem a rede. A capacitação será estendida às profissionais que atuam em outras unidades de saúde que compõem a rede EMSERH. “Temos um vasto cronograma pela frente, começamos pelo CER por conta de uma reforma que acontece na unidade, então aproveitamos esse momento e estamos otimizando o tempo dos colaboradores”, explicou a coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da EMSERH, Sâmella Tomaz.

Isabela Trinta Paes, diretora geral do Centro TEA 12+, uma das unidades que ainda será beneficiada com a capacitação aprovou a iniciativa. “Quando se trata de formamos quadros dentro do serviço público temos uma complexidade maior, por isso busca-se com essa ação ofertar aos colaboradores uma capacitação com componentes não só relacionados a educação, passando por conhecimentos específicos, teoria, critérios, conhecimentos científicos e que isso seja sentido na ponta, no nosso público alvo, que é a população maranhense”, avaliou Isabela Trinta Paes.

Daucyana Castro