9 de janeiro de 2019

População recebe orientação sobre prevenção da hanseníase em blitz educativa

Ação educativa aconteceu na Avenida dos Franceses. (Foto: Vitor Jordan)

A população recebeu orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase em blitz educativa, nesta terça-feira (7), na Avenida dos Franceses, em São Luís. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensificou as ações preventivas durante o Janeiro Roxo, mês dedicado conscientização e combate da doença.

Manchas brancas ou avermelhadas na pele com perda de sensibilidade são sinais da hanseníase. Para alertar a população, profissionais de saúde do Centro de Saúde Genésio Rêgo realizaram a blitz educativa.

“O objetivo é alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da hanseníase e incentivar a procura pelos serviços de saúde; mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa de casos novos e exame de contatos, visando interromper a cadeia de transmissão de forma precoce e oportuna”, ressalta a diretora-geral do Centro de Saúde Genésio Rêgo, Larissa Moraes.

Durante a atividade, a equipe do Centro de Genésio Rego foi até a Avenida dos Franceses, onde entregou panfletos, material educativo e conversou com os motoristas, pedestres e passageiros de ônibus sobre a importância da prevenção.

Ação educativa aconteceu na Avenida dos Franceses. (Foto: Vitor Jordan)

“O objetivo da nossa ação é promover a divulgação sobre os sinais e sintomas da hanseníase e incentivo à procura pelos serviços de saúde. Com essa atividade fora da unidade, buscamos atingir um grande número de pessoas, afinal, todos precisam estar informados para que a detecção de casos novos seja o mais breve possível”, disse a coordenadora de enfermagem Katiane Marinho.

Para Alteredo Almeida, de 68 anos, é fundamental orientar a população em ações de saúde. “É muito importante a realização das campanhas, pois ajudam na conscientização da população que passa a buscar os serviços de saúde. O governo está de parabéns por essas ações fora das unidades”, comentou.

Daucyana Castro