18 de novembro de 2022

Palestra aborda prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata no Hemomar

Por Samir Aranha

Para estimular os homens a cuidarem da própria saúde de forma integral, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), por meio do Núcleo de Educação Permanente, promoveu uma palestra sobre a prevenção e tratamento dos cânceres de próstata, pênis e testículos.

A mobilização em prol da saúde masculina foi realizada nesta quinta-feira (17) em alusão à campanha Novembro Azul, com o intuito de promover a redução da morbidade e da mortalidade dessa população a partir do enfrentamento dos fatores de risco e com facilitação do acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Voltado ao público interno da instituição, a abertura do encontro contou com a participação de estudantes de enfermagem do Instituto Florence, apresentando dinâmicas educativas com perguntas e jogos para descontrair os presentes.

Na sequência, o evento contou com a palestra do médico urologista Marcelo Carvalho, titular das equipes de cirurgia-robótica dos hospitais Presidente Dutra e São Domingos. O médico apresentou os métodos de prevenção, rastreamento e tratamento dos cânceres mais comuns na população masculina.

“É necessário que deixemos preconceitos e tabus de lado para superar os diagnósticos tardios na população masculina. Para isso, é necessário que todo homem crie sua rotina de autocuidado, e esta passa diretamente por uma visita anual ao urologista para realizar seus exames preventivos”, informou.

O médico ainda ressaltou que, no Brasil, foi observado um aumento significativo nos diagnósticos nos últimos cinco anos. “A realidade é que os dados mostram um aumento dos exames, melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e isso acaba se revertendo em mais curas”, ressaltou Carvalho.

Kairlan Alves, técnico de segurança do Hemomar, participou da palestra e avaliou positivamente a iniciativa. “O conhecimento sempre nos motiva! Ter essa iniciativa no trabalho nos ajuda a ter orientação de qualidade e lembra da importância de cuidarmos de nossa saúde regularmente”, elogiou.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira