20 de dezembro de 2021

Pacientes do Hospital de Câncer do Maranhão recebem visita do Papai Noel

Por Daucyana Castro

Pacientes do Hospital de Câncer do Maranhão foram surpreendidos com a visita do Papai Noel. A ação marcou o início das atividades em alusão ao período natalino na unidade e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros do Maranhão. 

O Hospital de Câncer do Maranhão compõe a Rede de Estado da Saúde e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Atende em média 4.500 pacientes por mês, o equivalente a 150 pessoas por dia, com serviços de ambulatório, internação e Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

A diretora do Hospital de Câncer, Ana Carolina Marques, destacou a importância de levar de esperança aos pacientes oncológicos por meio dessa ação.

“Esses momentos são de extrema importância. Tivemos um ano difícil mais uma vez e para os nossos pacientes é importante trazer um momento familiar e que reflete o espírito natalino. Esse momento historicamente sempre aconteceu aqui no hospital mas a pandemia não deixou no últimos dois anos. Em 2021, nós conseguimos resgatar esse momento natalino e trazer esperança para os nossos pacientes”, frisou a diretora do Hospital de Câncer do Maranhão, Ana Carolina Marques. 

Os militares do Corpo de Bombeiros se posicionaram na entrada da unidade de saúde, com uma viatura personalizada com o tema natalino e uma escada de aproximadamente 3 metros. A banda do Corpo de Bombeiros executou várias canções natalinas e em seguida, o Papai Noel (interpretado pelo Major Igor), pelo lado de fora, subiu as escadas e entrou na unidade de saúde pelo 2º andar. Com muita música, o Papai Noel visitou todas as enfermarias, distribuindo presentes aos pacientes e levando uma palavra de apoio. 

“Já fazemos essa ação há 7 anos. O papai Noel que entra pela janela é um militar nosso. Além da ação, trouxemos kits com material de higiene pessoal para contribuir com os pacientes internados”, explicou o major Nilson da Silva Azevedo Jr., comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, que na ocasião representou o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMA), cel. Célio Roberto. 

Cleudilene da Mata tem 34 anos e está internada há um mês na unidade para tratamento de um câncer na coluna. Prestes a fazer uma cirurgia, ela conta que ficou emocionada com a surpresa. “Eu fiquei muito feliz. O Natal é uma renovação todo ano e a gente numa situação dessa aqui é um pouco de felicidade pra gente”, disse a paciente. 

Ariana Cristina dos Santos, 26 anos, em tratamento contra um câncer de mama há 5 anos, comentou que visitas assim ajudam muito quem está internado. “Esse momento foi maravilhoso, porque a gente tá numa cama de hospital e quando vem uma visita assim, com música, com papai Noel, a gente gosta. Pra quem está triste, receber uma programação dessa ajuda muito no tratamento, deixa a gente até mais alegre”, concluiu.

Em seguida, a direção da unidade de saúde promoveu um sorteio e doação de cerca de 80 cestas básicas aos colaboradores de base do hospital, como maqueiros, serviços gerais entre outros.

Eduardo Ericeira

POSTAGENS

RECENTES


Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]

Lacen comemora 103 anos de fundação com ação para colaboradores

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) completou na última sexta-feira, 20, 103 anos de fundação e para [...]