27 de dezembro de 2023

Pacientes destacam eficiência no atendimento, após cirurgias realizadas na rede estadual da Saúde

Por Samir Aranha

Morador do município de Timon, Denilson Sousa Lima, 40 anos, realizou uma cirurgia de emergência no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O atendimento ofertado na rede estadual foi considerado crucial para salvar a vida dele e de milhares de pessoas neste ano. 

Sem nunca ter apresentado outros sintomas, a crise de vesícula obrigou Denilson Sousa a realização de uma cirurgia de emergência para retirada do órgão. Após rápida regulação, ele foi encaminhado ao centro cirúrgico do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, e teve alta 48 horas após o procedimento. 

“Graças a Deus e aos médicos deu tudo certo. Fui muito bem atendido, e tudo bem rápido. Fiquei muito satisfeito com tudo, desde a recepção até o final. Muito obrigado”, elogiou. 

Em 2023, entre janeiro de novembro, 46.896 cirurgias foram realizadas nos 26 hospitais da rede estadual da SES, administrados pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), em todo o estado.

“Da área médica às equipes de limpeza, dos setores administrativos às equipes de gestão, é o trabalho conjunto de todos os nossos colaboradores que permite à Emserh seguir no cumprimento de sua principal missão; que é cuidar da saúde das pessoas, com cada vez mais qualidade”, destacou o presidente da Emserh, Marcello Duailibe.

E é o cuidado com as pessoas que permite o relato de experiências exitosas na recuperação da saúde em todo o Maranhão. Histórias como a da autônoma Auriana Pereira da Silva, de Lago da Pedra, do transportador Denilson Sousa Lima, de Timon, e da dona de casa Cledílcia Gomes das Neves Silva, de Pedreiras.

Após fortes dores de cabeça, Auriana Pereira descobriu a existência de três aneurismas. Com duas cirurgias realizadas, no período de seis meses, no Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Aragão, em Caxias, ela está plenamente curada. 

“É importante ter feito o tratamento de forma planejada e com o acompanhamento das equipes multiprofissionais. Foram duas cirurgias com intervalo de seis meses, para resolver os aneurismas. O atendimento foi bom nas duas ocasiões, nos passam todas as informações e dão segurança. Estou curada graças a Deus”, relatou. 

A dona de casa Cledílcia Gomes das Neves Silva, aos 44 anos, e com um histórico de sangramentos há mais de um ano, realizou a cirurgia de histerectomia total, no Hospital Regional de Pedreiras. O procedimento garantiu mais qualidade de vida à paciente.

“O atendimento foi ótimo, bom em todos os sentidos. Fui muito bem atendida pelos funcionários, até pelos porteiros. Foram coisas muito boas aqui. Agradeço e desejo que todos sejam atendidos assim e voltem para casa com saúde”, disse.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira