5 de abril de 2022

Paciente avalia positivamente atendimento no Hospital da Ilha

Entregue pelo Governo do Estado, o Hospital da Ilha já está recebendo os primeiros pacientes. Inicialmente, a unidade está prestando assistência a pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), como o morador do município de São Vicente Ferrer, Sérgio Paiva Moraes, de 63 anos. O paciente, transferido para a unidade depois de atendimento na UPA Araçagy, avaliou positivamente o novo hospital da rede estadual de saúde.

“De início eu senti uma dor no peito e em seguida veio o desmaio. Aí acendeu aquele alerta e resolveram me levar até a UPA. Quando dei entrada aqui no hospital fui logo bem recebido. Estou gostando muito do atendimento”, contou Sérgio, que teve um AVC isquêmico (acidente vascular cerebral) e foi transferido para a nova unidade de saúde.

Primeiro paciente elogiou atendimento no Hospital da Ilha

O AVC isquêmico ocorre quando um coágulo é formado num vaso cerebral, bloqueando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro, ou por placas de gordura que se formam nas paredes dos vasos sanguíneos e que podem obstruir a passagem de sangue.

A irmã do paciente, Remédios Pires, também avaliou de forma positiva o atendimento e lembrou o quanto a unidade era esperada. “Eu fiquei feliz quando soube que o trariam para cá. Quando estava em obras, passava na frente e imaginava como seria aqui dentro. Estávamos precisando de um hospital como esse”, descreveu.

Familiar de paciente avalia de forma positiva o atendimento

O Hospital da Ilha é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), está localizado no bairro do Turu e, nesta primeira etapa, conta com 59 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI adulto, 14 leitos de observação e 4 de estabilização, além de centro cirúrgico com 6 salas de cirurgia e 11 leitos de Recuperação Pós Anestésica (RPA).

De acordo com a diretora técnica do hospital, até o final do mês, o Hospital da Ilha deve começar a receber casos de urgência e emergência. “É um grande hospital que vai nos ajudar muito. Neste primeiro momento, estamos funcionando fazendo retaguarda das UPAs. Até o fim do mês, estaremos de portas abertas para receber toda população. É o maior hospital de urgência e emergência de todo o Maranhão”, explicou a diretora técnica do Hospital da Ilha, Tereza Nunes.

Daucyana Castro