26 de outubro de 2022

Outubro Rosa: Governo mobiliza população para exames de ultrassonografia no Hospital de Paulino Neves

Por Vanessa Ribeiro

Uma vasta programação foi realizada nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26) no Hospital José Ferreira dos Reis em Paulino Neves e no povoado Angelim, em alusão à campanha do Outubro Rosa. A ação teve o objetivo de chamar atenção quanto a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, contribuindo assim para redução da mortalidade. 

A marisqueira Sandra Sena, de 43 anos, realizou o exame de ultrassonografia das mamas pela primeira vez. “Esse é um incentivo muito importante para nós mulheres cuidarmos da nossa saúde. Agradeço muito a oportunidade de realizar esse exame aqui no hospital”, afirmou.

Elizangela Pinto, de 44 anos, também não perdeu a oportunidade e fez a ultrassonografia das mamas. Ela afirma que já realizou o exame algumas vezes e não descuida da saúde. “Achei muito bom ter feito essa ultrassom aqui hoje. Nós mulheres temos que nos cuidar sempre. Às vezes a gente sente algo e não sabe o que é, por isso é fundamental realizar exames com frequência. O hospital está de parabéns por essa ação”, disse a marisqueira.

Durante a ação foram realizadas 68 ultrassonografias das mamas, exame importante para o rastreio da doença. Também foram realizadas palestras sobre o que é o câncer de mama, como diagnosticar e tratar, alimentação adequada para as pessoas com a doença e, ainda, sobre os direitos das pessoas com câncer. 

“Nossa ação não ficou concentrada apenas no hospital. Decidimos levar também ao povoado Angelim para beneficiar um número maior ainda de mulheres. Para as mulheres com alguma anormalidade detectada, já deixamos agendada a consulta e também a mamografia na própria unidade”, ressaltou Gabriely Reis, diretora administrativa do Hospital José Ferreira dos Reis.

O Hospital José Ferreira dos Reis em Paulino Neves integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). A unidade oferta as especialidades de clínica médica, clínica cirúrgica, cardiologia e ortopedia, além de exames laboratoriais, raio-x, eletrocardiograma e ultrassonografia. 

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 66.280 novos casos da doença devem ser diagnosticados no Brasil no triênio 2020/2022. A doença ocupa a primeira colocação em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.  

Entre os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama destacam-se: nódulo (caroço) fixo e indolor, geralmente endurecido; alterações no mamilo e secreção; pele da mama avermelhada ou semelhante a uma casca de laranja. Outros sintomas são nódulos pequenos no pescoço ou nas axilas.

Daucyana Castro