Unidades da rede estadual de saúde reforçam campanha do Outubro Rosa

Unidades da rede estadual de saúde vêm ao longo do mês desenvolvendo atividades que reforçam a campanha do Outubro Rosa, que alerta para a prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero. Entre as unidades que se envolveram com a campanha estão Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Hemomar, Hospital de Câncer do Maranhão, Hospital Aquiles Lisboa e Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon. 

No Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), a programação contou com uma palestra relacionada à autoestima, tema fundamental em tempos de pandemia. Na terça-feira (20), a palestra foi proferida pela assistente social, psicanalista e consultora de imagem, Rosely Vieira. Na oportunidade, ela falou sobre autocuidado e prevenção. A próxima palestra será realizada no dia 30 deste mês, para profissionais que prestam serviço no HCI no outro turno, no período da tarde. 

No Hemomar, a abordagem ocorreu logo na chegada das pessoas na unidade de saúde, desta vez não foi específica para doação de sangue, mas somada ao alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. A direção da unidade organizou um café da manhã caprichado para os doadores de sangue presentes e realizou uma palestra sobre o Outubro Rosa. Depois, foi a vez dos funcionários dialogarem sobre o assunto. Houve também distribuição de kits com máscaras e álcool em gel. 

“A campanha do Outubro Rosa vem para fortalecer a disseminação da informação sobre o controle do câncer de mama. E nós enquanto profissionais de saúde, somos responsáveis direto por essa disseminação. Temos a missão de instruir como se dar o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, buscando identificar precocemente qualquer alteração, e consequentemente, contribuir para redução da mortalidade.”, reforçou Clícia Romênia Galvão Teixeira Barroso, Diretora do Hemomar

No Hospital de Câncer do Maranhão, os residentes dos Programas de Residências Multiprofissionais da SES-MA, desenvolveram diversas ações durante o mês de outubro. Os residentes de Oncologia realizaram a “Blitz de Informações sobre Prevenção do Câncer de Mama”, com o objetivo de alcançar o público interno e externo sobre a importância do tema.

O Programa de Atenção em Terapia Intensiva Adulto se utilizou de palestras durante o mês objetivando a conscientização. A semana seguiu com uma vasta programação nas unidades de saúde administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

A semana segue com uma vasta programação nas unidade saúde administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Na Unidade de Pronto Atendimento do Itaqui-Bacanga, nesta quarta-feira (21), houve café da manhã, palestra para os colaboradores de saúde e pacientes, além da distribuição de panfletos explicativos sobre a prevenção ao câncer de mama. Foi assim a abertura da campanha Outubro Rosa na UPA Itaqui-Bacanga. Um momento de reflexão e orientação. Não se pode descuidar da saúde da mulher, nem em tempos de pandemia, nem em qualquer momento da vida.

“O Outubro Rosa é uma campanha cuja a intenção é reforçar a importância do autocuidado, dirigida à conscientização da sociedade, em especial da mulher, acerca do câncer de mama. Esse tipo de câncer que é a segunda neoplasia mais frequente no mundo afetando principalmente às mulheres, embora também possa acometer homens. Como cientificamente comprovado, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico tem mais chances de ser bom, inclusive de cura. Nesse sentido, a campanha do Outubro Rosa na UPA Itaqui-Bacanga objetiva informar e intensificar práticas de autocuidado como conhecer seu próprio corpo, manter hábitos saudáveis e contar com a ajuda de especialistas fazendo exames preventivos, espalhando sobretudo a conscientização social acerca desse problema de saúde pública.

Tivemos 3 dias de programação, em que pudemos assistir palestras com profissionais da área de oncologia, depoimentos de funcionários, orientação, momentos de reflexão, momentos de beleza para as mulheres e sorteios de vários brindes”, pontuou Alzira Izabel Carvalho Brito, Diretora Administrativa da UPA Itaqui-Bacanga.

No Hospital Aquiles Lisboa a palestra foi concedida pelas enfermeiras Thais Silva, Emmanuele Batata e estagiários da Faculdade Pitágoras, trazendo o tema: ‘prevenção salva vidas, conheça seu corpo’. A palestra foi concedida nesta quarta-feira (21) na recepção do ambulatório da unidade de saúde como parte da programação do Outubro Rosa.

Em Timon, no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, no Dia D da Campanha Outubro Rosa teve palestra com a equipe multidisciplinar da unidade hospitalar, com médico, nutricionista e psicólogo. Houve ainda roda de conversa e distribuição de brindes.