26 de dezembro de 2023

“O que me ajuda é o apoio que recebo aqui”, diz paciente assistido no Centro de Hemodiálise São Luís

O Centro de Hemodiálise de São Luís realizou 31.396 sessões de hemodiálise até novembro de 2023. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) conta atualmente com uma estrutura de 40 poltronas e 240 pacientes assistidos. Somente ao longo deste ano, foram 84 admissões de pacientes.

Morador do bairro Sá Viana, o aposentado Adriano Gonçalves Pinheiro, se sentiu mal em casa há três anos, procurou assistência médica e foi diagnosticado com Covid-19, na época. Adriano passou pelos Hospitais Genésio Rêgo e de Cuidados Intensivos, ainda no HCI, iniciou as sessões de hemodiálise que seguem até hoje no Centro de Hemodiálise São Luís.

“O que me ajuda é o apoio que recebo aqui, dos vigilantes, maqueiros, técnicos de enfermagem, diretores. Todos nos recebem com sorriso no rosto e isso nos ajuda a viver mais alegre. Às vezes chegamos aqui, vindos de casa triste e o diálogo que temos com os profissionais de saúde, com os pacientes, tudo é um ânimo para seguirmos em frente, a cada dia”, disse Adriano Gonçalves Pinheiro.

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) realiza o gerenciamento da unidade. “Agradecemos o empenho de cada colaborador das nossas unidades que realizam hemodiálise, pois é um trabalho bem desafiador, mas que ajuda a salvar milhares de vidas. Tenho certeza que todos os nossos pacientes são muito bem acolhidos e bem tratados” destacou o presidente da Emserh, Marcello Duailibe.

Para a diretora geral do Centro de Hemodiálise de São Luís, Ana Patrícia Ferreira Guimarães, os resultados dos números de sessões de hemodiálise representam a confiança que a comunidade deposita nos serviços como referência no tratamento renal. “Uma conquista significativa que merece destaque é a implantação de 44 novas máquinas para hemodiálise. Essa iniciativa não apenas ampliou nossa capacidade de atendimento, mas também representa um investimento no conforto e bem-estar dos pacientes renais em tratamento. A introdução dessas novas máquinas é um passo crucial para a melhoria contínua dos nossos serviços e garantia da melhor assistência possível”, ressaltou.

Em 2021, Neudilene Sá Furtado, moradora do Residencial Aririzal, começou a hemodiálise por conta de complicações na saúde ocasionadas pelo diabetes. “Este ano já tive duas tromboses nas pernas, sou neuropata, mas estou respondendo bem ao tratamento que recebo aqui. É Deus no céu e aqui nesta unidade essa equipe de saúde que tem me tratado com o máximo de cuidado. O tratamento que tenho aqui é fundamental para eu está viva e bem de saúde”, pontuou a agente de saúde.

A unidade atende pacientes de todo o Maranhão. É o caso do estudante Adriano Rodrigues, de 16 anos.  “Estou aqui há um ano e gosto de todos. Viajo três vezes por semana para as sessões de hemodiálise. O bom tratamento que recebo aqui ameniza a dor e a espera pelo transplante de rim”, relatou o morador de Arari.

A diretora Administrativa do Centro de Hemodiálise de São Luís, Silvana Baluz, destacou o comprometimento dos profissionais na assistência em saúde dos pacientes. “Compartilho com toda a equipe do Centro de Hemodiálise de São Luís uma retrospectiva do último ano, que reflete o compromisso e dedicação de todos os envolvidos na prestação de cuidados essenciais aos pacientes renais em tratamento. Estamos ansiosos para continuar avançando juntos em nossa missão de proporcionar tratamento de qualidade e cuidado compassivo aos pacientes renais”, disse.

Mais atendimentos

Outros dois Centros de Hemodiálise que atendem pacientes no estado estão instalados nos Hospitais Regionais de Chapadinha e Carutapera. Ao todo, nas unidades gerenciadas pela Emserh, foram realizadas até novembro de 2023, 48.445 sessões de hemodiálise.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira