22 de novembro de 2023

Novembro Azul: EMSERH oferta consulta ambulatorial com urologista para colaboradores

Por Vanessa Ribeiro

Visando estimular o autocuidado dos colaboradores, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) ofertou, nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22), consultas ambulatoriais com urologistas na sede, anexos e na Central de Abastecimento Hospitalar (CAHOSP). A ação é alusiva ao Novembro Azul, mês de sensibilização em relação a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“A EMSERH se preocupa com a saúde também de seus colaboradores e faz sempre essas campanhas estimulando o autocuidado. Neste Novembro Azul ofertamos aos nossos colaboradores homens, consulta com urologista para que se cuidem e façam rastreio de uma doença perigosa, que no início é silenciosa, mas tem cura”, afirmou o diretor clínico da EMSERH, Ricardo Martins.  

A gerente interina de saúde ocupacional da EMSERH, Fabíola Borges, pontua que a timidez é um fator que dificulta os homens de cuidarem de si. “Eles têm a mentalidade de cuidar da família, de cuidar dos outros, só que quando se fala em autocuidado eles não se percebem. O Novembro Azul é importante para que os homens possam olhar para si e a EMSERH, com esta ação de hoje, demonstra o cuidado que tem com seus colaboradores”, ressaltou.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados para os próximos três anos aproximadamente 72 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. No Maranhão deve ser em torno de dois mil novos casos por ano.

O urologista Éverton Domingues destaca que apenas 30% dos homens consultam regularmente o urologista e que este profissional cuida da saúde masculina como um todo, envolvendo não apenas o câncer de próstata, mas também outras neoplasias e outros problemas, que vão desde as disfunções eréteis até casos de inflamações e infecções. “Quanto mais cedo a doença é diagnosticada maior a oportunidade de cura, podendo chegar até a 93%. Na fase inicial a doença é totalmente assintomática por isso é fundamental realizar os exames de rastreio, que incluem o exame digital retal e PSA, que é de sangue. Dessa forma será possível diagnosticar mais e em tempo para tratamento e cura”, disse. 

O motorista Adenauer Sousa, de 45 anos aproveitou a oportunidade e consultou com urologista pela primeira vez. “A partir dos 40 é muito importante cuidar da saúde e consultar o urologista. A gente não pode ter medo e nem preconceito, porque se tiver alguma doença descobre logo e trata”, disse.

O Diretor de Planejamento e Governança, Paulo Ronchi, fez questão de se consultar para servir de exemplo para os colaboradores que ainda estavam em dúvida.  “O preconceito faz mal pra saúde. O importante é que se tenha saúde e possa viver cada vez mais, até porque quando você tem um câncer desse ainda jovem, a tendência é que ele seja agressivo, portanto, o diagnóstico precoce é o melhor caminho”, frisou.

O urologista Raffael Alvarenga chama atenção para outra doença silenciosa e igualmente perigosa, mas com a vantagem de poder ser prevenida, o câncer de pênis. O médico lembra que no Brasil a doença representa 2% dos casos de câncer no homem, já no Maranhão representa 6%, colocando o Estado no topo no ranking. “Infelizmente o Maranhão é campeão em casos de câncer de pênis há muito tempo, mas o importante é que tem prevenção. Os homens têm que se preocupar com a higiene do órgão, se tem fimose deve fazer a cirurgia para conseguir fazer a higiene correta do local. O vírus do HPV também é um fator de risco para o aparecimento da doença”, concluiu.

Consultar regularmente o médico, praticar atividade física, alimentar-se de maneira adequada, ter uma boa qualidade de sono, são boas maneiras de prevenir doenças e ter uma vida longa e saudável.

Fotos: Ricardo Zacheu

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira