30 de julho de 2017

No primeiro semestre de 2017, fiscalizações de trânsito indicam aumento de 200% nas apreensões de veículos no Maranhão

Fiscalização CPRV. Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) registrou, no 1º semestre de 2017, um aumento de 200% nas apreensões de veículos com restrições de roubo, furto e indícios de falsificação de documentos. O dado é do Relatório de Operações de Trânsito da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind), no trabalho de fiscalização do trânsito em todo o Estado.

O Detran-MA investe na manutenção das operações e qualificação dos profissionais no combate aos crimes de falsificação de documentos, roubo, furto e receptação de veículos. Em 2016, o órgão ofereceu em duas oportunidades o Curso de Identificação Veicular e Documental. No mês de agosto uma nova turma será oferecida.

A diretora-geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, ressalta a importância da capacitação para uma fiscalização mais eficaz sobre veículos roubados ou clonados. “Após o curso, temos operações mais incisivas que contribuem diretamente no aumento das apreensões de veículos roubados ou de documentos falsificados. O resultado, no último semestre, foi tão positivo que faremos novamente o Curso de Identificação, ainda este ano”, afirmou.

O Comandante da CPRV, o Major Wallace Amorim, explica que as ações educativas realizadas pelo Detran-MA em todo o Estado, auxiliaram para que as operações apresentem novos índices. “As campanhas educativas influenciaram nos resultados das operações e mudaram o comportamento dos condutores de veículos”, evidencia. Major Wallace destaca também que o aumento nos índices de apreensão são reflexo do investimento do Governo do Estado em segurança pública, com destaque para o crescimento de efetivo de policiais, realização de cursos de capacitação de profissionais de trânsito, operações e abordagens realizadas.

Curso de capacitação
O Curso de Identificação Veicular e Documental objetiva capacitar profissionais do trânsito no combate a crimes de falsificação de documentos, roubo, furto e receptação de veículos. Uma nova turma terá início em agosto para profissionais das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Setor de Vistoria e Emplacamento do Detran-MA e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Os participantes estudam a legislação de trânsito e casos práticos, flagrantes realizados em operações policiais pelo Brasil, a partir da verificação de adulteração de chassi, placas e etiquetas, numeração nos vidros e elementos de segurança na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

As aulas práticas são realizadas em automóveis e motocicletas apreendidos em operações e que se encontram recolhidos no pátio da VIP Leilões, na BR-135.Outra atividade importante é a realização de blitzen nas avenidas da cidade para verificar os componentes de segurança dos veículos abordados como chassi, placas, motores e vidros.

Fiscalização CPRV. Foto: Divulgação