5 de setembro de 2017

Moradores do Anjo da Guarda são beneficiados com ações de prevenção e tratamento ao câncer

Moradores do Anjo da Guarda e áreas adjacentes continuarão a ser beneficiados com os serviços da Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer até quarta-feira (6), na Praça do Anjo. As atividades da carreta tiveram início no sábado (2), no Centro de Ensino Vicente Maia.

Durante o fim de semana, mais de 260 atendimentos foram realizados na Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer. Estão sendo oferecidos exames preventivos, exames laboratoriais e consultas odontológicas. taO secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou que a unidade móvel agrega serviços de extrema importância para a população. “A carreta tem realizado no estado um importante trabalho de busca ativa e combate ao câncer. A unidade favorece a população, levando o atendimento especializado, ampliando assim o acesso dos usuários aos serviços públicos de saúde e promovendo melhor qualidade de vida aos maranhenses”, disse.

A unidade móvel está realizando os atendimentos na Praça do Anjo da Guarda. Para facilitar o acesso aos serviços, o usuário deve ter em mãos o documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados dos exames realizados na carreta serão entregues no Hospital Aquiles Lisboa, localizado na Vila Nova.

Os serviços da carreta durante a ação do Mais Saúde no Anjo da Guarda beneficiam cidadãos como a dona de casa Deusaline Sousa, 55 anos, moradora do Fumacê. “Soube dessa ação e vim participar porque estava precisando cuidar da saúde. Vim fazer o preventivo e a consulta odontológica. É a primeira vez que participo de uma ação assim e gostei muito do atendimento, todos tratam a gente muito bem. Eu estava precisando”, contou a dona de casa.

A carreta itinerante é fruto da parceria entre o Governo do Estado, o Hospital de Câncer de Barretos, a Vale e a Fundação Pio XII e tem objetivo de reforçar as ações de combate ao câncer no Maranhão, especialmente câncer de colo de útero, de mama e de boca.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde(SES)

Daucyana Castro