23 de novembro de 2023

Ministra da Saúde destaca excelência do atendimento do Hospital da Ilha no Maranhão

Fonte: Secom

Em São Luís, o governador Carlos Brandão, o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes e a ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade, visitaram, nesta quarta-feira (22), o Hospital da Ilha. 

Durante a visita, Brandão mostrou à ministra os serviços realizados no hospital, como a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ). Eles também conversaram sobre os avanços e desafios da rede de saúde pública. “Com novas unidades e programas, são necessárias parcerias que ajudem na manutenção desses serviços de extrema importância para o Maranhão”, disse o governador. 

“Um hospital de gestão estadual de excelência”, afirmou Nísia Trindade. Segundo a ministra, o Hospital da Ilha está incluído no programa de redução de filas do Ministério da Saúde, entre outras frentes de cuidado. “Os queimados, a questão dos AVCS, e toda a agenda de queimados como referência também na região Nordeste. Vamos ter muito trabalho, juntos. E isso é o que nos anima, com toda a certeza”, acrescentou.

Durante a agenda, a ministra conheceu, ainda, o ambulatório de consulta com perfil cirúrgico e a ala do Cuidar de Todos ‘AVC – Cada Segundo Importa’.

“O Hospital da Ilha mostra o compromisso da gestão do governador Carlos Brandão com a saúde das pessoas no Maranhão. E nós continuamos trabalhando, junto com o Ministério da Saúde, para incluir também novas tecnologias e serviços, visando o fortalecimento da rede de saúde no estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Participaram da visita a secretária da Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad; o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, substituto, Felipe Proenço; o secretário de Estado de Planejamento (Seplan), Vinicius Ferro Castro; o subsecretário da Casa Civil, Júnior Viana, o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe; o deputado federal Duarte Júnior, os deputados estaduais Carlos Lula e Antonio Pereira, além da diretora geral do Hospital da Ilha, Ana Carolina Hortegal e equipe. 

Unidade de Tratamento de Queimados

Em 2 de maio deste ano, o governador Carlos Brandão entregou a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), no Hospital da Ilha. O serviço dispõe de 19 leitos, sendo 6 pediátricos e 13 adultos, dentre eles dois de estabilização, para o atendimento de pacientes com queimaduras de segundo e terceiro grau. 

A UTQ conta com uma Sala de Cinesioterapia, adotada no processo de recuperação motora com oferta de exercícios terapêuticos, e Sala de Balneoterapia, destinado para banhos e trocas de curativos. A unidade funciona 24h e atende pacientes dos serviços de emergência, através da Central de Regulação de Leitos, conforme o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Programa Cuidar de Todos

O maior programa de Governo na área da Saúde, lançado em 3 de agosto deste ano, apresenta eixos como Atenção Primária, Ações de Saúde, Oftalmologia, Saúde Animal, Cirurgias, ‘AVC – Cada Segundo Importa’ e, agora, Telemedicina.

A porta de entrada do atendimento do programa Cuidar de Todos ‘AVC – Cada Segundo Importa’ ocorre a partir da avaliação do paciente nas Unidades de Pronto Atendimento Cidade Operária, Itaqui-Bacanga, Araçagi, Vinhais, Parque Vitória, Paço do Lumiar ou Hospital da Vila Luizão.

Fotos: Ricardo Zacheu e Francildo Falcão

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira