5 de junho de 2023

Membros de igreja evangélica realizam mutirão de doação de sangue para o Hemomar

Por Daucyana Castro

Integrantes da Igreja Assembleia de Deus participaram da mobilização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste sábado (3), uniram-se em mutirão para doar sangue e reforçar os estoques do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), localizado no bairro Jordoa, em São Luís (MA). No total, foram captadas 807 bolsas de sangue. 

Os integrantes da igreja mobilizaram a comunidade e organizaram o mutirão com o tema “Vem doar”. Quatro pontos de coleta foram montados: três no Hemomar (sala de coleta; ambulatório e ônibus na parte externa) e um ponto de coleta no bairro do Anjo da Guarda, na área 6, da Igreja Assembleia de Deus.

“É um prazer, uma alegria estar aqui doando sangue porque essa atitude é uma das provas de que o cristão tem de amar ao próximo”, disse o pastor da Igreja Assembleia de Deus, Jessé Coutinho.

Para atender a demanda de doação, o Hemomar funcionou de 7h30 até as 17h e contou também com a colaboração dos servidores do Hemonúcleo de Pedreiras para realização da coleta.

“Mais um ano da campanha ‘Vem Doar’, idealizada pela Igreja Assembleia de Deus, que todos os anos em parceria com o Hemomar ajuda nosso banco de sangue. Este ano batemos recorde com aproximadamente 800 pessoas inscritas para doar. Contamos também com a parceria dos colaboradores do hemonúcleo de Pedreiras para realização dessa coleta. Uma ação como esta ajuda a melhorar o nosso banco de sangue, mobilizar e principalmente ajuda a salvar vidas. Muitas vidas serão salvas por esse amor que está sendo depositado aqui”, destacou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão. 

O autônomo Paulo Édson, membro da igreja, doou sangue e aproveitou para convidar outras pessoas. “seria bom se todo mundo fizesse essa doação. Todos os postos de coleta estão precisando de sangue. Quanto mais gente doar, melhor”, ponderou. 

JUNHO VERMELHO

Durante todo o mês de junho, o Hemomar realiza a campanha “São João da Doação – Vem doar sozinho ou com seu amor!”. O mês de junho é marcado com a cor vermelha, simbolizando a campanha de incentivo à doação de sangue. 

Ainda em junho, dia 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. 

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:

– Ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 kg;

– Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal;

– O doador precisa estar em boas condições de saúde e sem sintomas gripais;

– Não estar em jejum e ter dormido, pelo menos, seis horas no dia anterior;

– Evitar alimentos gordurosos por quatro horas antes e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;

– Documento oficial com foto.

Daucyana Castro