29 de abril de 2024

Maranhão sediará encontros sobre diagnóstico molecular da hanseníase e das Doenças Diarreicas Agudas

Por Juliana Mello

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizará o treinamento em RT-PCR em tempo real (qPCR) para implantação do diagnóstico molecular para hanseníase, e o encontro sobre a implantação do diagnóstico molecular para Doenças Diarreicas Agudas (DDAs), ambos, no Instituto Oswaldo Cruz – Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen-MA), em São Luís. 

Nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30), o treinamento em RT-PCR em tempo real (qPCR) para implantação do diagnóstico molecular para hanseníase reunirá autoridades e profissionais que atuam no IOC/Lacen-MA, bem como profissionais dos Laboratórios Centrais da Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. O treinamento será ministrado pela BS Diagnóstica em parceria com a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), vinculada ao Ministério da Saúde, no auditório do IOC/Lacen-MA. 

A CGLAB está dando continuidade ao processo de implantação dos novos testes de diagnóstico molecular para a hanseníase na Rede Nacional de Saúde Pública e desta vez será sediado no laboratório de referência do Maranhão. O novo teste de diagnóstico foi desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e contribui para o enfrentamento da hanseníase. 

Os exames realizados atualmente são a baciloscopia, que busca visualizar a bactéria, e a histopatologia, que analisa as alterações do tecido. Em relação a estas técnicas, o teste molecular apresenta uma vantagem importante: o aumento da sensibilidade. 

Doenças Diarreicas Agudas

De 29 de abril e 3 de maio, as equipes do IOC/Lacen-MA receberão a PhD Márcia Terezinha Baroni, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz/RJ, para a implantação do diagnóstico molecular para Doenças Diarreicas Agudas (DDAs). 

O treinamento tem como um dos objetivos consolidar uma parceria entre o IOC/Lacen-MA e a Fiocruz/RJ, visando a vigilância epidemiológica molecular dos principais agentes virais causadores de DDAs que circulam no estado do Maranhão. 

“Essa parceria com a Fiocruz faz parte de um projeto de pesquisa da PhD Maria Terezinha Baroni, juntamente com a Universidade da Suécia e o Estado do Maranhão. Essa capacitação faz parte do nosso planejamento de fortalecimento como parte da vigilância laboratorial. É com grandes parcerias como essa, da Fiocruz, uma das instituições de pesquisa mais importante do nosso país, que nos leva a ter grandes resultados”, frisou o diretor geral do IOC/Lacen-MA, Lídio Gonçalves.  

Programação

Hanseníase – Ministério da Saúde

Segunda – 29/4
9h às 12h – Teoria, apresentação da patologia, apresentação da solução diagnóstica
14h às 17h – Teoria e prática do processo de extração

Terça – 30/4
9h às 12h – Aplicação das técnicas de detecção e discussão dos resultados
14h às 17h – Discussão de resultados, avaliação e autoavaliação

Doenças Diarreicas Agudas – Fiocruz/RJ

29/4
10h às 12h – Apresentações e seleção de amostras/preparação do mapa de amostras
13h30 às 16h30 – Aula teórica: Vigilância molecular das gastroenterites de etiologia viral e aspectos gerais do método molecular de detecção qRT-PCR/RT-PCR

30/4
9h às 10h30 – Preparo de mix para reação qRT-PCR rotavírus e norovirus
10h30 às 12h – Aplicação das amostras
13h30 às 16h30 – Colocação das placas no termociclador, ciclagem eanálise/avaliação dos resultados

2/4
9h às 10h30 – Preparo de mix para reação qRT-PCR norovirus e adenovirus10h30 às 12h – Aplicação das amostras
13h30 às 16h30 – colocação das placas no termociclador, ciclagem eanálise/avaliação dos resultados 

3/4
9h às 12h – Análises finais, interpretações dos resultados e discussões

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira