Mais de 100 mil pessoas são vacinadas em duas semanas da Campanha da Gripe

Mais de 100 mil pessoas foram vacinadas contra gripe no Maranhão. A meta do Governo do Estado é vacinar pelo menos 90% dos maranhenses que integram o público-alvo, o que corresponde a 1.687.524 de pessoas – incluindo a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com morbidades que, também, compõem o grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Helena Almeida, pondera que a quantidade de pessoas vacinadas atualmente é significativamente maior do que a apresentada pelo balanço parcial. Também é aguardada a inclusão dos dados referente a cobertura vacinal de pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

“Temos registrados até o momento 100.490 pessoas dos grupos prioritários imunizadas. Está havendo imunização de todos os grupos, inclusive das pessoas privadas de liberdade e funcionários dos presídios e dos doentes crônicos”, afirmou Helena Almeida.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início no Maranhão no dia 23 de abril e prossegue até 1º de junho, com o cumprimento do cronograma para a imunização dos grupos prioritários. O Dia D da campanha, no qual podem ser imunizados os integrantes de todos os grupos prioritários, será em 12 de maio. O balanço parcial da vacinação inclui dados sobre crianças, idosos, gestantes, mulheres pós-partos, profissionais da saúde, professores e população indígena.

Com a realização da vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) visa reduzir as complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação. A vacina que está sendo aplicada na campanha é a trivalente, que protege contra os vírus da influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. As doses da vacina contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.

fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Comentários

0 Comentários