27 de abril de 2022

Mais Cirurgias: Governo realiza triagem para procedimentos ortopédicos pelos 102 anos de Pedreiras

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira (27), uma triagem para a realização de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional Dr. Kleber Branco, em Pedreiras. A mobilização aconteceu no aniversário de 102 anos da cidade e faz parte das ações do Programa Mais Cirurgias. Na oportunidade, 300 pessoas passaram por avaliação ortopédica, exames laboratoriais, raio-x, tomografia, bem como avaliação de risco cirúrgico.  

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou os atendimentos. “Um dos compromissos estabelecidos pelo governador Carlos Brandão é o de reduzir a espera por cirurgias eletivas no estado. Por isso, temos nos empenhado ainda mais para realizar procedimentos como esses na rede pública de saúde”, disse o secretário.  

Os pacientes aprovados na triagem serão submetidos a procedimentos ortopédicos, que devem ser realizados a partir da próxima semana no próprio Hospital Regional de Pedreiras. Entregue pelo Governo do Estado em novembro do ano passado, o Hospital Dr. Kleber Branco é a referência para os 13 municípios da Regional de Pedreiras e também é o primeiro do Médio Mearim a oferecer centro cirúrgico com suporte em Ortopedia.  

O jogador de futebol Leonardo Nascimento, de 20 anos, é do município de Lima Campos e participou da triagem. “Eu sofri o rompimento do ligamento do joelho. Sem dúvidas, é uma iniciativa muito boa, pois além de mim, muitas pessoas precisam de uma assistência como essa para, assim, descobrir a gravidade da lesão e, consequentemente, tratar dentro da medida do possível”, disse.  

Antônia Patrícia Torres também levou o filho Emerson Araújo, de 8 anos, para consultar. “Ele estava brincando com os amiguinhos dele quando tropeçou e caiu com o corpo em cima do braço, o que acabou quebrando o osso. Graças a Deus, fomos bem atendidos aqui, e agora, é aguardar o resultado sobre a necessidade de fazer cirurgia ou não”, detalhou.  

O diretor administrativo do Hospital Regional Dr. Kleber Branco, Flávio Castro, pontuou que a ação tem como principal objetivo alcançar aquelas pessoas que estão aguardando para realizar um procedimento. “A triagem é para identificar as pessoas e assistir aquelas que sofreram algum tipo de acidente e necessitam ser submetidas a intervenção cirúrgica”, esclareceu.  

Dentre os procedimentos que serão realizados na unidade por meio do Programa Mais Cirurgias, estão prótese de joelho, artroscopia simples, reconstrução de ligamento e tratamento de lesão de menisco.  

Acompanhando o secretário Tiago Fernandes, o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duaillibe, reforçou a importância da unidade para a região. “O Hospital Regional chegou para ser um divisor de águas, uma vez que atende região com mais de 40 mil maranhenses, distribuídos em 13 municípios. Desde a sua inauguração, já foram mais de 56 mil pacientes atendidos. É um investimento que veio para transformar e salvar vidas”, disse. 

Incentivo à vacinação

O secretário Tiago Fernandes aproveitou a oportunidade para incentivar a vacinação na região. “Já avançamos muito na vacinação contra a Covid-19, mas ainda precisamos ampliar a cobertura vacinal no nosso estado. Por isso, é importante que todos tomem as doses disponíveis para o seu público”, incentivou o secretário. Ele lembrou ainda do andamento das campanhas contra o Sarampo e a Influenza. “A ciência salva vidas! A vacinação nos protege e protege quem a gente ama”, concluiu.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


EMSERH realiza 1º Encontro de Coordenadores de enfermagem

Fotos: Laécio Fontenele Durante toda esta sexta-feira (27), supervisores e coordenadores de enfermagem das unidades de saúde administradas pela Empresa [...]

Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]