20 de outubro de 2021

Mães de pacientes participam de Roda de Conversa sobre Outubro Rosa no Shopping da Criança

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

As mães dos pacientes atendidos no Shopping da Criança, que oferece serviços de lazer e de assistência à saúde, participaram, nesta terça-feira (19), de uma programação sobre Outubro Rosa. A didática utilizada para abordar o assunto foi uma Roda de Conversa. 

“O nosso intuito com a campanha do Outubro Rosa no Shopping da Criança foi sensibilizar as mães e cuidadoras de nossas crianças para que elas busquem cada vez mais o autoconhecimento e o fortalecimento pleno de sua saúde, porque só assim elas estarão bem e dispostas para cuidar ainda mais da saúde das nossas crianças”, explicou a coordenadora administrativa do Shopping da Criança, Thays Campos.

A enfermeira Samanta Sílvia Romano abordou sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o autocuidado e ensinou as mulheres presentes como fazer o autoexame. 

“Essas crianças precisam de um cuidado muito especial, por isso a importância de abordar com as mães a questão da prevenção. Nós mães precisamos estar bem para cuidar deles, então eu trouxe pra elas as estatísticas do câncer de mama, o quanto o autocuidado pode ajudar na prevenção. Quanto mais cedo a gente identificar a doença, mais cedo podemos combater melhor. Então repassamos para essas mulheres este assunto de forma mais didática e útil no nosso cotidiano”, disse a enfermeira.  

Enfermeira ensinou como fazer o autoexame

A mãe do Bruno, de 7 anos, que faz tratamento no local, comentou que não sabia desses detalhes e elogiou a iniciativa. “Eu gostei porque é uma informação que eu não sabia. Hoje, eu aprendi aqui que é importante a gente se cuidar e vou atrás de me consultar”, contou Valmari Cruz da Silva, de 28 anos. 

Outra mãe que participou da Roda de Conversa foi a Juliana Medeiros. Ela tem 36 anos e três filhos. “É muito importante essa prevenção e esse cuidado que as mulheres muitas vezes não têm. No corre-corre a gente termina deixando passar. A gente pensa muito neles e esquece da gente em muitos momentos. E aqui eu descobri que existem outras formas de fazer o autoexame. Eu pensei que só podia fazer em pé e agora sei que é possível fazer deitado, explorando movimentos de cima para baixo”, completou.  

Juliana participou da roda de conversa

A Roda de Conversa foi realizada tanto no turno matutino como no vespertino. Houve distribuição de lembrancinhas alusivas ao tema e lanche.  

O Shopping da Criança compõe a Rede de Estado da Saúde e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O equipamento oferece serviços de lazer e de assistência à saúde. A área de lazer conta com cinema, jogos, brinquedos, espaço de beleza, praça da alimentação e outros atrativos. Já o centro de assistência à saúde trabalha com 11 especialidades médicas, como pediatria, nutrição, psicologia, fisioterapia, dentre outras. 

Funcionamento do Shopping da Criança

O espaço de lazer do Shopping da Criança funciona às sextas-feiras, sábados e domingos. As visitas são agendadas pelo site do Shopping (https://shoppingdacrianca.ma.gov.br/), pelo WhatsApp (98) 99214-9415 ou pelo número 3221-1462. O sistema disponibiliza sessões em horários diferenciados. Podem utilizar o espaço até 30 pessoas por sessão, sendo 1 adulto para até 4 crianças. 

O Centro de Assistência à Saúde funciona de terça a sábado, das 7h às 19h, e o atendimento pode ser agendado pelo Whatsapp (98) 98423-8347 ou Disque Saúde 3190-9091. É necessário encaminhamento médico de qualquer especialidade ou de profissional de um Centro de Reabilitação. Podem ter acesso, crianças de 6 a 12 anos de idade.

Daucyana Castro