21 de janeiro de 2022

Janeiro Roxo: unidade estadual de saúde realiza ação de conscientização sobre a hanseníase

Fotos: Laécio Fontenele

O Hospital Aquiles Lisboa, unidade da rede estadual de saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (21) uma ação de conscientização sobre a hanseníase. A mobilização aconteceu na região da Beira-Mar, com concentração em frente ao Shopping da Criança e do Terminal de Integração da Praia Grande. Um carro de som e uma faixa foram utilizados para chamar a atenção também de motoristas que trafegavam pela avenida.

“Mesmo na pandemia, com uma atenção maior à Covid e, neste momento, também às síndromes gripais, não podemos deixar de debater e cuidar de outras doenças, como a hanseníase, que precisa ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível porque tem cura. Hoje, estamos reforçando os cuidados que se deve ter também para prevenir a doença”, reforçou a diretora geral do Hospital Aquiles Lisboa, Nathália Araújo.

O objetivo da ação foi informar a população a respeito da hanseníase e sobre a importância de prevenção, detecção e tratamento da doença. Nas abordagens, os colaboradores do Hospital Aquiles Lisboa conversavam com as pessoas e entregavam panfletos com informações importantes a respeito da doença.

“Esse trabalho de conscientização é importante porque a hanseníase é uma doença que tem cura e muita gente nem sabe disso. Então, essa informação adequada nos ajuda a conhecer os sintomas e, de repente, em caso de necessidade, procurar um médico e se tratar. Já estou aqui com o panfleto, vou dar uma lida com muita atenção e repassar para a minha família e amigos”, disse a aposentada Lucimar Mota.

“Às vezes, a pessoa não liga para algo que aparece no seu corpo, para alguma coisa estranha que acontece, e quando se interessa em tratar, já está em um estágio muito avançado. Então, sempre é importante procurar um médico, procurar assistência. A prevenção é a melhor coisa que tem”, ressaltou o motorista Wellington França Bezerra.

O Hospital Aquiles Lisboa, unidade administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), é referência no tratamento da hanseníase no estado.

“Nós ampliamos os serviços, ampliamos a própria estrutura do hospital. Foram realizados muitos investimentos durante o governo Flávio Dino. O hospital passou, por exemplo, de 15 leitos para 70 leitos, deixando de ser um hospital comunitário para ser um hospital geral, com ampliação de leitos, oferta de cirurgias em geral, além de ser referência em todo o estado do Maranhão no controle e combate a hanseníase”, pontuou Carlos Eduardo Carvalho, diretor administrativo do Hospital Aquiles Lisboa.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]

Lacen comemora 103 anos de fundação com ação para colaboradores

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) completou na última sexta-feira, 20, 103 anos de fundação e para [...]