20 de março de 2024

IOC/Lacen-MA recebe certificação do Instituto Pasteur e reforça diagnóstico molecular da raiva no Maranhão

FONTE: SES/MA

O Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen-MA) recebeu certificado de validação do diagnóstico confirmatório da raiva concedido pelo Instituto Pasteur/SP, laboratório que é referência nacional da rede de laboratórios de diagnóstico da raiva. Com o reconhecimento, a Vigilância Laboratorial no Maranhão avança ao garantir a liberação de resultados de forma mais rápida, fortalecendo o enfrentamento ao vírus no estado e no país. O laboratório é ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

“Com a certificação passamos a realizar aqui no estado o exame, diminuindo assim o tempo de liberação do resultado para 24h. Antigamente, era preciso ter uma complementação diagnóstica pelo Instituto Pasteur, e a partir de agora é feito aqui no laboratório, nos dando assim autonomia no diagnóstico da raiva”, disse o diretor geral do IOC/Lacen-MA, Lídio Gonçalves. 

O Instituto Pasteur é a referência contra a raiva para toda a América Latina, e com a certificação, o Maranhão passa a contar com um laboratório público que também é referência para o diagnóstico da doença. Anteriormente, os casos suspeitos eram encaminhados a São Paulo, onde fica situado o instituto, e lá realizada a investigação de confirmação das amostras.

Para receber a certificação de validação para diagnóstico molecular da raiva, uma equipe do IOC/Lacen-MA foi submetida a treinamentos para assegurar o processo de uniformização de técnicas para execução de todos os protocolos de biossegurança com rigor. 

De acordo com o documento de reconhecimento emitido pelo Instituto Pasteur, os resultados do ensaio de proficiência apresentados são satisfatórios e atendem aos critérios de qualidade estabelecidos. Eles confirmaram 100% dos parâmetros de sensibilidade, especificidade e acurácia, demonstrando a excelência do trabalho realizado pela equipe do IOC/Lacen-MA. 

O IOC/Lacen-MA faz parte da Rede SES, vinculado à Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde. A unidade é a referência laboratorial no estado para as arboviroses dengue, zika vírus, chikungunya, infecção por leptospirose, leishmaniose canina e humana, doença de chagas, coqueluche, difteria, tuberculose, hanseníase, HIV, covid-19, herpes e as hepatites A, B e C.

Em maio de 2019, o Laboratório de Virologia para Diagnóstico da Raiva foi inaugurado pelo Governo do Estado e utilizava o método da imunofluorescência indireta como triagem. Com a certificação, o diagnóstico molecular foi reconhecido pelo Instituto Pasteur.

Daucyana Castro