11 de abril de 2022

Investimentos do Governo em cirurgias neurológicas beneficiam pacientes no Hospital Macrorregional de Coroatá

O Governo do Maranhão segue investindo na execução de procedimentos de alta complexidade em unidades da rede estadual de saúde. O Hospital Macrorregional Mamede Trovão, em Coroatá, por exemplo, é um equipamento que tem sido referência em cirurgias na área neurológica na Região do Centro Leste maranhense. Entre os procedimentos já realizados neste mês, estão uma microneurocirurgia de meningioma e uma craniotomia descompressiva.

A professora Lidiane Sousa Gama, de 39 anos, agradeceu a assistência que foi dada à mãe Conceição de Maria, de 64 anos, que passou pela cirurgia para a retirada de um tumor do cérebro. As duas são moradoras do município de Barra do Corda e foram encaminhadas para a unidade em Coroatá. 

“Graças a Deus foi rápido. Ela ficou internada três dias e logo aconteceu a operação. Isso salvou a vida dela. Isso só demonstra a importância do SUS, porque eu não tinha condições financeiras para fazer o procedimento em um hospital particular. Ela iria morrer. Ter um hospital deste porte é muito importante. Foi uma benção de Deus”, agradeceu a filha da paciente. 

A unidade de saúde é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e, com os investimentos, passa a ter capacidade de realizar cerca de 30  cirurgias por mês em média. “Isso corresponde a uma cirurgia dessa por dia. É claro que isso também depende da demanda dos nossos pacientes e do grau de complexidade de cada cirurgia”, explica o diretor geral da unidade de saúde, José Rodrigues. 

“Essa unidade é um importante instrumento de saúde para esta região. Atendemos os cinco municípios da regional de Codó e mais 75 municípios do Maranhão. Os serviços da neurocirurgia são de extrema importância para toda a população dessa região. São serviços de porta aberta para esses traumas neurológicos, garantindo maior resolutividade ao nosso paciente. Estamos extremamente felizes e motivados, podendo dar vazão a esses atendimentos que fazem total diferença para que vidas sejam salvas”, ressaltou a diretora administrativa da unidade, Cleene Guimarães dos Santos. 

O Hospital Macrorregional de Coroatá conta com duas UTIs gerais e uma UTI neonatal, laboratório clínico e uma unidade porta aberta para obstetrícia, ofertando além da Neurologia, serviços em áreas como como Urologia, Nefrologia, Gastroenterologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Pediatria, Oftalmologia, Mastologia, Neurocirurgia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Psicologia e Clínica Médica, com exames como Tomografia, Ultrassonografia, Raio-x e Mamografia.

Daucyana Castro