14 de julho de 2023

Inauguração do hemonúcleo e reforma da Unidade Regional fortalecem a saúde em Bacabal

O governador Carlos Brandão cumpriu agenda na cidade de Bacabal para garantir mais avanços em saúde, a partir da inauguração do Hemonúcleo Dr. João Jardim Sobrinho e a reforma da Unidade Regional Silas Duarte de Oliveira, nesta sexta-feira (7). O governador aproveitou a ocasião para promover a paz no campo, segurança jurídica, estímulo ao desenvolvimento e à produtividade, com a entrega de Cadastros Ambientais Rurais (CAR).

A partir do Hemonúcleo de Bacabal, a população passa a ter acesso facilitado à doação de sangue e incentivo ao aumento do estoque, além da redução de deslocamentos, respostas rápidas a emergências na região e, acima de tudo, a democratização do acesso à saúde.

Na oportunidade, o governador Carlos Brandão voltou a defender investimentos em regiões estratégicas no Maranhão e destacou que o emprego dos recursos do Estado na realização de obras públicas em saúde é algo que o governo tem aplicado com responsabilidade e na certeza do benefício à população.

“Este é um grande investimento em saúde para melhorar a vida das pessoas em Bacabal. Aqui, nós já temos um hospital macrorregional, uma UPA e um Socorrão do município, mas ainda precisava de um hemonúcleo para receber sangue e salvar vidas das pessoas. Agora, elas não precisarão ir a outras cidades em busca do banco de sangue”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes, ressalta que tanto o Hemomar, quanto a Unidade Regional de Saúde, vão contribuir para a ampliação do acesso à saúde e a implementação de políticas públicas adequadas às necessidades locais, o que fazem desses equipamentos peças-chave para um sistema de saúde mais justo.

“Hoje, a região do Médio Mearim recebe esse equipamento que vai salvar várias vidas. Uma bolsa de sangue coletada representa o salvamento de quatro pessoas. Desta forma, os bacabalenses não precisam mais se dirigir às cidades como Santa Inês e Pedreiras. Esse equipamento representa um grande avanço no Sistema Único de Saúde. A Unidade Regional é mais um braço da Secretaria de Estado da Saúde, para que os secretários municipais possam, junto com os prefeitos, desenvolver políticas públicas e, conosco, ampliar a oferta de saúde”, afirmou o titular da SES.

O prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, comemorou mais uma visita do governador e destacou que cada vinda de Brandão à cidade sempre resulta em mais desenvolvimento. “Eu fico muito feliz em receber o nosso governador porque ele traz novidades. Hoje, para a nossa felicidade, ele entrega o tão sonhado Hemomar para todos nós bacabalenses. Também entregue a Secretaria de Saúde, que foi toda reformada e ampliada com muito carinho e amor. É assim que se faz política pública, com um só pensamento, um só propósito, abraçando o nosso estado do Maranhão. Eu quero agradecer em nome do povo de Bacabal”, agradeceu o gestor municipal.

O governo do Maranhão conseguirá, por meio do Hemonúcleo Bacabal, fornecer à população os serviços de coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e derivados, para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.

“O Hemonúcleo na região não ficará dependendo de São Luís, de Caxias ou de Santa Inês. Com a chegada do equipamento na cidade, fica mais fácil e rápida a prestação de socorro aos hospitais que precisam fornecer esse sangue e hemoderivados aos pacientes da região”, disse coordenador da Regional de Saúde, Aristeu Almeida.

Aristeu Almeida acrescenta, ainda, que com a entrega Unidade Regional de Saúde novos avanços em saúde chegarão à regional de Bacabal, que contempla 13 cidades. “Essa é uma das grandes inaugurações que a Secretaria de Estado da Saúde estava aguardando. A Unidade Regional de Bacabal é uma prioridade, porque foi uma das primeiras a ser reformada e ela comporta os 13 municípios onde são discutidas as pautas mais importantes, a exemplo de atenção primária, vigilância em saúde e rede hospitalar.

Com a inauguração do hemonúcleo, o autônomo Francisco Jorge demonstrou entusiasmo com a possibilidade de doar sangue perto de casa e ajudar as pessoas que mais precisam não só em Bacabal, mas também nas cidades vizinhas.

“É muito importante, porque hoje estamos acima dos 100 mil habitantes e precisamos há muito tempo desse hemonúcleo aqui em Bacabal. Agora, a gente não precisa mais sair daqui para Pedreiras ou Santa Inês para fazer doação de sangue, e quando acontecer algum acidente, vão conseguir desenrolar a doação. Agradecemos ao governo por essa inauguração de hoje”, disse o trabalhador.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira