28 de maio de 2021

Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz realiza programação especial sobre doação de leite materno no mês de maio

Por Daucyana Castro

No Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, o Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, iniciou uma série de ações dentro da maternidade, em alusão a data. Uma dessas ações é a conscientização de pacientes sobre a importância da doação de leite materno. O objetivo com essa mobilização é aumentar os estoques do Banco de Leite Materno de Imperatriz e incentivar a amamentação exclusiva dos bebês até o sexto mês de vida.

“A gente aproveita para aumentar nossos estoques de leite materno. Inicialmente na pandemia, houve uma queda muito grande, frente ao medo das pessoas, medo do desconhecido. E agora, mesmo com as vacinas e estudos científicos que comprovam que a Covid 19 não é transmitida pelo leite materno, os nossos estoques ainda não melhoraram. A nossa demanda é muito grande. Atualmente nossa necessidade é de uma média de 6 litros de leite por dia e isso gera um volume de 150 litros de leite mensal”, explicou Fabiana Galeno, coordenadora do Bando de Leite do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz.

Durante todo o mês, foi realizada a campanha “Aqui tem vida, doe frascos, alimente a vida”, que tem o objetivo de incentivar a população com a doação de frascos (pote de vidro com tampa de plástico) para armazenamento de leite materno até o dia 31 de maio. Três postos de arrecadação foram disponibilizados em Imperatriz, entre eles, o Shopping imperial e as lojas Tok Baby e Laços Boutique.

A programação do mês incluiu ainda a entrega de kits personalizados da campanha de doação (camisa e máscara), para as mães doadoras do mês de maio e àquelas que iniciarem a doação neste mês.

Houve também na unidade de saúde, um treinamento para enfermeiros da UTI, UCI que envolve atualização do assunto, empoderamento das mães, importância do ato de amamentar e sensibilização para doação de leite materno.

Nesta sexta-feira (28) está prevista a eleição da Madrinha do Banco de Leite 2021. Será avaliada a doadora que realizou o maior número de doações de leite materno entre os meses de junho de 2020 a abril de 2021. A ganhadora receberá um banner com sua foto e de seu bebê. Na mesma data ocorre também o campeonato de maior divulgação sobre a importância da doação de leite, realizado com as mamães doadoras em redes sociais.

O Banco de Leite de Imperatriz foi implantado em novembro de 2001, no município de Imperatriz. É ligado ao Hospital Regional Materno Infantil, que integra a rede pública de Estado da Saúde e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).