26 de janeiro de 2024

Hospital Regional Dr. Everaldo Aragão, em Caxias, orienta sobre os cuidados com a saúde mental

Na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Regional Dr. Everaldo Aragão, em Caxias, iniciou esta semana uma ampla programação voltada alusiva ao Janeiro Branco, mês dedicado à saúde mental. A programação foi direcionada aos profissionais de saúde que prestam serviço e às pessoas que buscam atendimento na unidade.

A campanha Janeiro Branco tem o objetivo de alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

Na terça (23), a programação ocorreu na recepção da unidade de saúde com acolhimento psicodinâmico, realizado pela psicóloga Sara Dantas, apresentação de folder informativo com o psicólogo Antônio Mantovam e uma roda de conversa com a psicóloga Lorena Barradas.

“Quando a saúde física está comprometida nós vamos atrás de exames, consultas, mas quando falamos de depressão, ansiedade, nós não temos como mensurar por meio de um exame físico. Por isso devemos oportunizar as pessoas para que elas possam melhor entender aquilo que estão sentindo, falar sobre isso, o cuidado com a saúde mental, falar sobre esse assunto e trabalhar isso na sua vida. Então é uma grande oportunidade que está sendo dada pelo hospital”, pontuou o psicólogo Antônio Mantovam.

Uma das pessoas que participou do primeiro dia de programação foi Isaías Teixeira Silva. O professor acompanha um familiar que está internado na UTI do hospital. “É importante reforçar que todas as pessoas, todos os profissionais, nós professores, os médicos, precisam estar com a saúde mental boa, em dia. Essa ação é importante no sentido de informar a população, porque muitas pessoas às vezes não conseguem compreender a importância de estar bem consigo”, relatou o professor.

Da mesma forma, os profissionais de saúde entendem a importância da campanha Janeiro Branco, na promoção e conscientização relacionada à saúde mental, além de capacitar líderes e gestores que prestam serviço à população nos hospitais.

“Essa troca de informação entre os profissionais que atuam na unidade e as pessoas que buscam os nossos serviços é um processo fundamental para o desenvolvimento e melhoria do trabalho que é desempenhado nos hospitais. É mais um ano que começa, é um ano de expectativas para o futuro e nós devemos estar sempre prontos para os problemas do dia a dia que possam vir a surgir. Trabalhar a saúde mental, nos ajuda a resolver demandas e melhora o nosso relacionamento interpessoal, entre nós profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes”, reforçou a enfermeira Sannya Ciana.

Para a diretora geral do Hospital Regional de Caxias, Rayara Martins, as enfermidades psicológicas podem ser prevenidas e tratadas. Desta forma é preciso promover qualidade de vida e bem-estar para os colaboradores. “A campanha desse ano tem como objetivo levar informação, mas também promover o acolhimento aos profissionais com práticas assistenciais do serviço de psicologia, massagem terapêutica, com o serviço de fisioterapia e sessões de acupuntura. Precisamos sensibilizar as pessoas a dar uma maior importância a sua saúde mental, é o que desejamos”, ressaltou Rayara Martins.

A programação continuou nesta quarta (24) na unidade. Na sexta (26), a ação conta com um ‘Pit Stop’ com o trabalho de psicoeducação e panfletagem nas alas e setores do Hospital Regional de Caxias. Na próxima semana (29 a 31 de janeiro) está previsto plantão psicológico, destinado aos colaboradores no ambulatório da unidade de saúde.

O Hospital Regional Dr. Everaldo Aragão em Caxias integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Eduardo Ericeira