5 de abril de 2023

Hospital Regional de Presidente Dutra contabiliza quase 7 milhões de atendimentos

Em 14 anos de atividades, o Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra (HRUEPD) registrou quase 7 milhões de atendimentos. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece atendimentos nas especialidades de anestesiologia, bucomaxilofacial, cirurgia geral, clínica médica, cardiologia, gastroenterologia, medicina intensiva, nefrologia, neurocirurgia, ortopedia e pediatria. 

“É muito gratificante fazer parte desta história e ver quantas vidas foram salvas e o quanto esta unidade hospitalar tem crescido e evoluído em todos estes anos. Cresceu em serviços oferecidos, em humanização e organização, mostrando sua importância a todo o estado que necessita de seus atendimentos”, reforçou a gerente geral da unidade, Kellma Vale.  

A unidade completou 14 anos de funcionamento no dia 31 de março último. De março de 2009 a março de 2023, foram realizados 541.869 atendimentos médicos, 74.764 internações e mais de 65 mil procedimentos cirúrgicos. O hospital oferece ainda serviços de atendimento multidisciplinar nas especialidades de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e serviço social, tendo realizado mais de 1.800.000 atendimentos assistenciais. Há também serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, como eletrocardiograma, exames laboratoriais, ultrassonografia, radiologia e tomografia, resultando em 4.500.000 exames em catorze anos. 

“Queremos demonstrar a nossa gratidão ao governador Carlos Brandão por continuar fortalecendo essa importante unidade estadual de saúde, esse Hospital de Urgência e Emergência, portas abertas 24h, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Nossa gratidão ao Secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes; ao presidente da Emserh, Marcello Duailibe, e a todos servidores e servidoras deste grande patrimônio da região Central do Maranhão. Referência no atendimento Covid; referência em salvar vidas! Viva o SUS! Viva o Socorrão! Viva o Governo do Estado”, pontuou o diretor geral do hospital, Fabrício Coelho.  

O Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra atende a 16 municípios da Região de Saúde do município, e também de outras três grandes regiões, totalizando cerca de 60 municípios. Cerca de 1 milhão de habitantes contam com o suporte da unidade de saúde.     

A supervisora de faturamento, Tania Regina Ramos dos Santos, procurou a unidade de saúde por estar há três dias com quadro febril. “Ao chegar fui prontamente atendida, fui medicada e estou aguardando o resultado dos exames. Fui muito bem assistida e estou muito satisfeita com o atendimento que obtive aqui”, relatou.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira