22 de junho de 2023

Hospital Regional de Pedreiras realiza campanha de conscientização de descarte correto de resíduos

O Hospital Regional Dr. Kléber Carvalho Branco, localizado na cidade de Pedreiras, realizou, na nesta segunda-feira (19) e terça-feira (20), uma ação educativa sobre o descarte correto de materiais hospitalares utilizados na unidade.

Realizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a atividade teve como objetivo conscientizar os profissionais quanto ao descarte correto dos resíduos hospitalares, visando prevenção de acidentes de trabalho, transmissão de infecções, redução da geração de resíduos e responsabilidade social e ambiental.

Segundo a coordenadora do NEP, Alaine Araújo, o evento faz parte da programação de treinamentos da unidade. “Mensalmente nossa unidade realiza, além de treinamentos, ações alusivas com temas de relevância nos setores. É uma forma de chamar atenção dos profissionais para questões importantes do cotidiano hospitalar. Procuramos sempre utilizar atividades lúdicas e de interação para melhor fixação e entendimento da mensagem que estamos repassando”, explicou.

A programação contou com demonstração prática, exposição e palestras buscando tornar o ambiente hospitalar ainda mais seguro para todos, reforçando os riscos do descarte inadequado de itens como agulhas, bisturis e outros objetos que podem causar acidentes e disseminar doenças.

Na ação, ainda foi realizada uma dinâmica explicativa com a interação dos profissionais, abordando a temática de segregação dos resíduos, os cinco grupos de classificação e a importância de realizar o descarte adequadamente. De forma representativa, os profissionais deveriam depositar a imagem do resíduo no seu local de descarte apropriado.

Para a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Tharcila Erika Silva, o treinamento contribui à melhoria das práticas na unidade, bem como da qualificação dos colaboradores. “É importante que os profissionais estejam conscientes quanto ao nosso papel social e ambiental no descarte do lixo produzido nos serviços de saúde, contribuindo para prevenção de infecções no ambiente hospitalar, além da prevenção de acidentes com exposição a materiais biológicos”, disse.

O Hospital Regional Dr. Kleber Branco possui 63 leitos e foi inaugurado em novembro de 2021. A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Eduardo Ericeira